É comum surgir a dúvida: será que meu filho está realmente aprendendo? O acompanhamento dos responsáveis é extremamente importante para o progresso das crianças e adolescentes no ambiente escolar. E existem alguns sinais que demonstram se  o aprendizado está acontecendo ou se seu filho está vivenciando dificuldades. Para descobrir quando é necessário ajudá-lo, confira:

Desenvolvimento escolar

Cada escola  possui suas próprias maneiras de avaliar o conteúdo que deverá ser aprendido pelos alunos. Por isso, lembre-se: a criança nem sempre precisa ter nota máxima em todas as matérias para ter um bom desempenho. O bom rendimento escolar envolve vários aspectos, incluindo a facilidade  em absorver os assuntos tratados em sala de aula. Da mesma forma, em outros casos, é necessário entender quais aspectos podem estar causando um mau rendimento escolar, para que essas questões possam ser resolvidas .

Contato com a escola

A comunicação constante com a escola é fundamental para entender os sinais que indicam que o seu filho está aprendendo. Os profissionais da escola são os profissionais aptos a identificar possíveis dificuldades ou problemas de aprendizado. Assim,  o contato com a escola deve se manter não só para resolver assuntos específicos, mas para os pais permanecerem informados em relação ao rendimento dos filhos, o seu comportamento e também desenvolvimento no ambiente escolar.

Gosto pelas aulas

Um dos principais sinais de  aprendizagem está relacionado ao prazer  em frequentar as aulas. Pode até parecer estranho considerar o “gosto pelas aulas”, principalmente quando seu filho já é adolescente, mas a relação do aluno que aprende é diferente com a escola. Já quando a aprendizagem não está acontecendo corretamente, os sinais são claros: crianças e adolescentes demonstram insatisfação, seja por determinada matéria que está sendo ensinada ou até mesmo pelo ambiente escolar.

Curiosidade

A curiosidade move o aprendizado. As matérias e os assuntos ensinados na escola normalmente estimulam  os alunos a questionarem e descobrirem novas informações, de acordo com os gostos e a personalidade de cada um. O interesse em continuar aprendendo determinado conteúdo é um sinal de que seu filho está indo bem no processo de aprendizagem. O simples fato de querer saber mais é a indicação de que o que está sendo discutido em sala de aula está sendo absorvido pelo aluno.

Tarefas

Assim como nos tópicos anteriores, alguns  pais acham incomum que os filhos queiram passar o seu tempo livre fazendo lições de casa. Tudo bem se a criança não toma a iniciativa de estudar e fazer tarefas, mas tente acompanhar de perto o ritmo e o desenvolvimento dessas atividades. Alunos que estão aprendendo  costumam realizar as tarefas mais rapidamente, conseguindo conciliar o tempo de dedicação à escola e o tempo para ficar relaxado e sem obrigações.

Autoestima

Você sabia que a autoestima de crianças e adolescentes também pode estar diretamente ligada ao processo de aprendizado? Estar atento às reações do aluno está diante do processo educacional é fundamental para reconhecer se algo não vai bem.

Dúvidas

É perfeitamente  normal ter dúvidas, principalmente quando o aluno está de fato aprendendo. Conhecimento gera curiosidade, dúvidas e questionamentos. Não se assuste se o seu filho começar a perguntar mais a respeito do que está sendo visto na escola. Essa atitude mostra que há interesse e predisposição para aprender.

Apesar de, a princípio, algumas dicas parecerem óbvias, são aspectos que podem passar despercebidos na correria do dia a dia. As atitudes do seu filho dizem muito a respeito do que está acontecendo no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Veja também 5 dicas para estimular a autoestima do seu filho e ajudá-lo a enfrentar o período escolar.

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.