Em 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças, data em que os pequenos brasileiros são homenageados. De acordo com o Ministério Público Federal, a data foi criada durante a década de 1920 por iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho, e foi oficializada pelo decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. 

No entanto, o Dia das Crianças só começou a ser celebrado pela população depois da década de 60. Na época, uma grande empresa de brinquedos promoveu uma promoção para incentivar a venda de seus produtos e, assim, estimulou as famílias brasileiras a presentear os pequenos e a comemorar a data. 

Apesar de muitas vezes serem os preferidos das crianças, os presentes podem ser substituídos por momentos saudáveis e divertidos ao lado dos amigos e familiares! Que tal aproveitar a data este ano e levar o seu filho para um passeio bem diferente? Para ajudá-lo, nós organizamos uma lista com algumas sugestões para vocês brincarem bastante juntos. Confira! 

Passeios culturais para enriquecer o aprendizado

O Dia das Crianças pode ser uma ótima oportunidade para vivenciar novas experiências culturais! Consulte a programação da sua cidade ou região, verifique quais são as peças teatrais em cartaz e quais delas o seu filho gostaria de assistir. Também é interessante procurar por exposições de arte ou exposições interativas em museus. Muitas instituições têm programas especialmente pensados para os pequenos durante essa época do ano, com visitas guiadas e atividades divertidas voltadas à aprendizagem do público infantil! 

Vivenciar experiências bem diferentes

Por que não aproveitar a data para viver um dia repleto de novas emoções e com um pouquinho de adrenalina? Parques de diversões ou parques aquáticos também são uma opção interessante para os pequenos que têm espírito aventureiro! O mesmo vale para ambientes tematizados, como parques de trampolins, ou experiências imersivas, como os famosos scape rooms para crianças. Um dia em ambientes temáticos e com novas experiências pode ser marcante para o seu filho e criar ótimas lembranças para toda a família! 

Contato com a natureza

O Dia das Crianças ainda pode ser um momento especial para aproveitar a natureza e renovar as energias. Uma visita à unidade de conservação da sua cidade pode ser uma experiência repleta de novos aprendizados para o seu filho e aproximá-lo da natureza. Vocês podem optar por passar o dia relaxando e brincando em um parque da sua cidade, ou mesmo conhecer um espaço responsável pelo acolhimento e cuidado de animais silvestres na região, ajudando o seu filho a construir consciência ecológica e conhecer novas espécies.

Uma pequena viagem com os familiares

Como essa data é muito celebrada em nosso país, muitos hotéis e pousadas costumam fazer promoções e pacotes especiais para famílias. Por isso, o final de semana do Dia das Crianças pode ser um momento tranquilo para descansar ao lado daqueles que amamos. É possível encontrar hotéis-fazendas na região interiorana dos estados ou mesmo pousadas na praia para relaxar um pouquinho.

Um dia tranquilo em casa

E para as famílias que preferem passar o Dia das Crianças em casa, é possível organizar muitas atividades bem diferentes para curtir a data ao lado dos pequenos! Vocês podem escolher alguns filmes e organizar uma sessão de cinema especial com muita pipoca. Também é interessante chamar o seu filho para ajudá-lo a preparar uma refeição inspirada em uma gastronomia internacional, como alemã, japonesa ou mexicana, por exemplo. Além disso, vocês podem aproveitar os materiais recicláveis que reunirem ao longo da semana e utilizá-los para criar novos brinquedos!

O Dia das Crianças é uma data especial e pode ser repleto de novas vivências e experiências para o seu filho! Portanto, seja criativo e procure opções de passeios diferentes que o pequeno gostaria de fazer, e aproveite o momento para criarem novas memórias juntos. Se você gostou deste texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também outros posts que podem interessá-lo:

Como ensinar seus filhos a lidar com o não

As crianças devem estudar em feriados?

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos seus filhos. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para a sua família. Saiba mais aqui!