Ter uma relação de confiança com os pais e responsáveis dos alunos de uma escola exige bastante esforço da equipe pedagógica. Essa construção é feita diariamente por meio de atitudes, posicionamentos e plataformas que facilitam a comunicação entre as partes. 

Sendo assim, o COC busca ter esse cuidado com os pais dos estudantes desde o ensino infantil até o ensino médio. Por isso, vamos te mostrar algumas soluções encontradas para fortalecer esse vínculo entre toda a comunidade escolar.

Reuniões de pais e mestres

Para o COC, é fundamental conhecer e conversar com os responsáveis, e as reuniões de pais e mestres são ideais para isso. Nessas oportunidades de troca de informações e conhecimento, busca-se ser transparente e estabelecer uma comunicação amigável, independentemente do assunto que está sendo discutido.

Isso é muito importante, principalmente quando se fala sobre temas que exigem mais cuidado, pois a escola deve se preparar para transmitir a mensagem de forma clara e saber que do outro lado estão pais e responsáveis preocupados com a situação das crianças e dos adolescentes. 

Por darmos atenção especial a isso nos encontros, aqui no COC as reuniões são bem preparadas e estruturadas, de modo a deixar os pais e responsáveis mais confortáveis e com um espaço de fala bem estabelecido e pré-determinado.

Agenda Edu

Na comunicação dos acontecimentos do dia a dia de uma escola, ter uma agenda virtual é uma ótima opção. Por isso, aqui no COC utilizamos a Agenda Edu, uma plataforma totalmente digital e que comporta uma série de informações destinadas aos pais, aos estudantes e à escola. 

Separada em diferentes áreas, a Agenda Edu possibilita aos pais estarem a par de todos os comunicados enviados pelos professores aos alunos, das datas de provas, e de entregas de trabalhos ou lições de casa. 

Além disso, há também um espaço onde ficam todos os comunicados que a escola emite, como convocação para reuniões, eventos extracurriculares, dúvidas frequentes, entre outros. 

Um cuidado que os docentes têm, principalmente para os alunos mais novos, é o de usar a Agenda Edu para escrever um resumo diário de como foi o dia da criança na escola, se houve algum problema que deve ser relatado aos pais e como está a evolução do desenvolvimento social e intelectual de cada um. 

A saúde dos estudantes também é um ponto que exige a atenção da escola. O cuidado com eles é de extrema importância, afinal os pais estão confiando que, naquele período em que estão nas aulas, seus filhos estão assistidos. Por isso, o espaço "Saúde" existe para que sejam colocadas observações sobre alergias, medicamentos, exames médicos, atestados e outras informações importantes para manter as crianças e os adolescentes em segurança.

Por fim, também é possível fazer o pagamento da mensalidade, comprar uniformes e efetuar outros tipos de transações utilizando a Agenda Edu. Isso facilita o gerenciamento das questões escolares para os dois lados, já que concentra em um único lugar todas as informações sobre a escola.

Canais de comunicação

Além das reuniões e dos recursos que a Agenda Edu oferece, é sempre aconselhável que a escola tenha outros canais de comunicação mais rápidos, como um número para o qual os pais possam enviar mensagens e fazer ligações, redes sociais ativas para responder às dúvidas etc. 

O COC mantém esses canais abertos, pois entende que as informações e as trocas de mensagens estão cada vez mais velozes, e mostrar aos pais que eles têm mais de uma opção para falar com a escola dá a eles a sensação de tranquilidade, e ainda mais convicção de que a instituição em que os filhos estudam é uma parceira nessa caminhada de aprendizado.

Conclusão

Manter uma boa relação entre pais e escola é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra com mais qualidade e tranquilidade, por isso o COC está preparado para se tornar um parceiro dos pais e responsáveis para ajudar as famílias nessa caminhada.

Quer saber mais sobre os recursos que o COC oferece? Então confira uma série de artigos em nosso blog.