Por vezes, os pais também se encontram em situações em que é difícil saber o que fazer. Lidar com as notas baixas de seus filhos é uma delas, pois esse momento pode trazer sensações de fracasso e impotência. Várias razões podem motivar um desempenho ruim na escola, desde a falta de estudo e de motivação, ou mesmo a timidez na hora de tirar dúvidas, até problemas com a família e os amigos, déficit de atenção, entre outras. Por isso, é essencial que os pais, em parceria com a escola, observem qual é o motivo da dificuldade da criança e se ela deverá ser orientada por um profissional. Além disso, reunimos algumas dicas para ficar mais fácil lidar com as notas baixas do seu filho. Confira! 

Converse sempre

A primeira e mais importante atitude a se tomar é manter a calma e procurar seu filho para conversar. É preciso entender o motivo das notas baixas, perguntando sobre eventuais dificuldades de aprendizagem e quais são os seus sentimentos em relação a essa situação. Reprimir as crianças ou agir impulsivamente pode até desmotivar o seu filho. Deixe claro para ele que, com esforço e dedicação, ele irá superar os resultados negativos. 

Avalie sua rotina 

Em alguns casos, o próprio aluno não consegueidentificar o motivo pelo qual o estudo não está rendendo. Por isso, é essencial ir atrás das outras razões que estão causando isso, como a falta de atenção, o descomprometimento ou a falta de um bom lugar para estudar. É interessante chegar a um acordo e planejar horários para que o seu filho cumpra as responsabilidades escolares. As atividades extracurriculares, como aulas de inglês, música ou esporte são ótimas para o desenvolvimento, contanto que não deixem o jovem sobrecarregado e afetem o rendimento na escola. 

Entre em contato com a escola

É importante saber como é o comportamento do seu filho nas aulas e acompanhar a evolução dele na escola. Por exemplo, se a timidez e a falta de interação social são fatores que estão afetando o rendimento, o professor notará essa situação no ambiente escolar e fornecerá mais detalhes aos pais.

Estimule os estudos em casa

Ser um bom exemplo dentro de casa e participar da vida escolar do seu filho é essencial para que ele perceba a importância dos estudos. Os pais devem incentivar a valorização do conhecimento e do hábito de ler e conversar sobre diversos temas, para que sejam exemplos para os seus filhos. Assim, eles terão um interesse verdadeiro e maior prazer em aprender coisas novas. 

Reconheça o esforço e os bons resultados 

Ao ter conhecimento das notas baixas, é importante entender que a situação não mudará de uma hora para outra. Poderá ser um longo caminho com alguns obstáculos, por isso é preciso ter paciência. Lembre-se de comemorar as conquistas, assim você irá incentivar seu filho a querer progredir cada vez mais. E, caso necessário, recompense-o de uma forma simples; não com presentes ou promessas, mas momentos que o façam se sentir feliz e valorizado. 

Procure ajuda quando necessário

Em alguns casos, é preciso procurar ajuda profissional. Nas áreas de psicologia e pedagogia, os profissionais possuem técnicas para avaliar e solucionar questões sobre as quais os pais não têm domínio. As alternativas podem ser aulas particulares, psicoterapia ou consultorias educacionais para facilitar esse processo e acompanhar o aluno. É fundamental não deixar a disposição e o interesse por estudar se perderem nesse processo! 

Lembre-se de que é normal errar e ter dificuldades, ainda mais quando se está em fase de aprendizado. As crianças e os jovens, principalmente, devem contar com o apoio dos pais. Por isso, se há muita pressão e a cobrança é dura dentro de casa, mude a postura para que você não interfira na autoestima dos seus filhos, gerando reflexos nos estudos no presente ou mesmo futuramente. A cobrança dos pais sobre os filhos em relação à aprendizagem é importante, mas não se esqueça do afeto familiar.

Gostou desse conteúdo? Confira outros posts e acompanhe o nosso blog!

Como incentivar os seus filhos a praticarem esportes?

Os games podem atrapalhar os estudos?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!