A matemática costuma ser um dos maiores vilões para os estudantes, já que é comum que os alunos se identifiquem com as dificuldades e bloqueios nessa disciplina. Mas existem hábitos e atitudes que podem mudar essa perspectiva. Pensando nisso, separamos algumas sugestões que você pode incluir na sua rotina para melhorar a relação com as exatas:

Identifique as suas dificuldades

Não é do dia para a noite que as dificuldades aparecem. Para conseguir superar os problemas com a matemática, é necessário identificar em que momento e, principalmente, com qual conteúdo se iniciou essa dificuldade. Revise os conteúdos e busque entender por que esse bloqueio começou. Por meio do reconhecimento, com calma e paciência, é possível começar a reparar o problema.

Pratique

Matemática é prática. Viu como até rima? Não há maneira melhor de entender essa matéria do que se dedicar aos exercícios. Uma maneira de superar a dificuldade com os números é treinar, e quanto mais, melhor! Ao fazer repetidamente o mesmo estilo de exercício, as chances de entendimento são maiores, já que ajuda o cérebro a fixar a matéria.

Não se desespere

A matemática não é um bicho de 7 cabeças, mas lembre-se de que ela é composta por diversas partes que precisam ser entendidas antes de buscar respostas mais rebuscadas. É preciso paciência e dedicação até que todos os conteúdos base da matemática sejam absorvidos corretamente. Após entender os conceitos básicos, será muito mais fácil aprender os mais complicados.

Peça ajuda

Não tenha vergonha, pois ninguém sabe tudo. Ter dificuldade não é motivo para se envergonhar, mas é motivo para buscar ajuda e superar os bloqueios. Pergunte ao professor em sala de aula, nos plantões de dúvida e até para os amigos que gostam e entendem mais da matéria. Exclua da sua cabeça a ideia de que você precisa aprender sozinho. Existem inúmeras pessoas que estão dispostas a ajudar, então esteja disposto também a aceitar a ajuda.

Trabalhe com exemplos

Procure resoluções , videoaulas ou anotações anteriores no seu caderno. Não é para copiar as informações que estão expostas, mas procure entender como se chegou às soluções e tente reproduzir, conferindo os resultados até que tenha base suficiente para seguir sozinho.

É indiscutível que matemática é uma das principais matérias para se levar por toda a vida. Independentemente da carreira, a matemática se aplica aos pequenos detalhes da rotina, tornando-se necessária para qualquer pessoa. Veja como vencer a preguiça e supere as suas dificuldades!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.