A preparação para o vestibular é um momento tenso e que deixa o nervosismo à flor da pele nos estudantes. Mas, para melhorar um pouco a ansiedade e o estresse que esse momento causa, os pais podem incentivar os filhos com algumas atitudes e criando um ambiente confortável para eles estudarem. No texto abaixo vamos te dar algumas dicas sobre como fazer isso. Acompanhe!

Cuidado com as cobranças

É claro que todo pai e toda mãe deseja que seu filho se esforce nos estudos para tirar boas notas e conquistar uma vaga nos vestibulares mais concorridos do país. Porém, o excesso de cobrança pode desestabilizar o jovem. 

Não é raro encontrar estudantes que se sentem pressionados a seguir determinada carreira ou perdem noites de sono estudando apenas para agradar os pais. O que os responsáveis não imaginam é o efeito negativo que isso pode causar na saúde mental do adolescente. Ao ser cobrado rotineiramente, ele pode perder o interesse nos estudos, não se concentrar da melhor forma durante a revisão da matéria, cometer erros simples na resolução de exercícios etc.

Por isso, tome cuidado com as palavras e opte por diálogos não agressivos ou com falas que podem desencadear um resultado adverso. A cobrança faz parte do processo, mas a grande maioria dos estudantes sabe da importância desse momento para a vida deles.

Seja empático

A pressão na cabeça do jovem que está se preparando para o vestibular vem de todos os lados, com os professores lembrando que os vestibulares estão se aproximando, com os colegas que falam sobre o assunto, com os pais que querem o melhor para seus filhos, com a concorrência para entrar em uma universidade e, claro, com eles mesmos, que desejam passar com êxito por esse processo. 

Muitos estudantes passam por diversas questões psicológicas durante esse processo, como a falta de confiança neles mesmos, a autodiminuição perante os colegas, a desmotivação, o medo de encarar uma nova etapa da vida, entre outras.

Sendo assim, os pais e responsáveis devem se colocar como um porto seguro para os adolescentes, ou seja, pessoas disponíveis para ouvir seus desabafos e dar conselhos que os motivem a continuar nessa preparação da forma mais saudável possível. 

Organize o ambiente de estudo

Um ambiente físico bagunçado pode atrapalhar bastante o desempenho dos jovens enquanto estudam em casa. Por isso, é preciso ter um lugar organizado e definido para que seu filho possa usar durante os estudos preparatórios. 

Defina onde será esse local e tente deixá-lo o mais confortável possível, com uma cadeira aconchegante, iluminação adequada e boa circulação de ar. Isso vai contribuir para que o corpo demore mais para ficar cansado, e o seu filho vai se concentrar com mais facilidade nas matérias escolares.

Aproveite os momentos de lazer

Os momentos de lazer ganham um sentido ainda mais especial para os jovens que estão na preparação para o vestibular. São momentos de relaxar a cabeça e descansar o corpo para enfrentar outra bateria de estudos, por isso são tão importantes e necessários na rotina deles. 

Como esses períodos longe dos livros são mais reduzidos ao longo de um ano de vestibular, é preciso aproveitar cada minuto, e os pais podem ajudar a deixar o momento mais especial. Seja fazendo algo em família, seja saindo para um passeio, assistindo a um filme, conversando, realizando pequenas viagens ou preparando uma receita de que o filho gosta. Todas as ideias são bem-vindas para fazer o estudante se sentir mais descansado.

Conclusão

Esse período de muito estudo e preparação é desgastante para os jovens nos âmbitos físico e mental, por isso os pais têm o papel fundamental de ajudar a mantê-los com a autoestima elevada e dar suporte emocional quando for preciso.

Gostou deste texto? Então confira no blog do COC outros artigos que vão auxiliar seu filho durante o ano de vestibular.