Escolher a escola do seu filho é algo delicado em qualquer fase da sua vida, esteja ele no ensino fundamental ou no curso pré-vestibular! Há vários fatores que devem ser levados em conta e, como responsável, é preciso pesar tudo e, assim, ajudá-lo a buscar a melhor opção. Separamos algumas dicas para te auxiliar com a escolha e deixá-la mais assertiva:

Analisando questões pessoais

A escolha do cursinho não passa apenas pela escola em si, mas também está relacionada com o perfil e com as condições de vida do estudante. Assim, você precisa levar em conta algumas questões, como:

Localização

Morar muito longe do cursinho fará com que o estudante gaste muito tempo com o deslocamento, minutos ou até horas preciosas nessa fase. Portanto, procure uma opção mais viável em relação à locomoção, que pode ser de ônibus, de carro ou até mesmo a pé. Caso seu filho realmente queira aquela escola, ainda que mais longe, é preciso orientá-lo para se preparar para passar um bom tempo no traslado entre a casa e o curso. Esse tempo poderá ser melhor aproveitado com livros ou podcasts, por exemplo.

Preço

Cada escola e, dentro disso, cada opção de curso pré-vestibular, possui sua faixa de preço. Cabe a você encontrar uma opção que se encaixe melhor no orçamento da família. Há colégios que disponibilizam provas para bolsas, o que pode trazer um bom desconto na mensalidade. Fique de olho!

Dedicação do estudante

Ajude o seu filho a fazer uma autoanálise e definir o quanto ele está disposto a encarar o ano de estudos. Não adianta escolher um cursinho que oferece todo o apoio para o aprendizado se o estudante não se dedicar o suficiente. Lembre-se de que o resultado final do vestibular também depende dos esforços pessoais do aluno!

Perfil

Os estudantes podem apresentar diferentes perfis de estudos: uns gostam de estudar sozinhos, outros preferem as aulas em grupo. Ao saber as principais características do seu filho, é mais fácil ajudá-lo a procurar um cursinho que mais se adeque a elas.

Analisando o cursinho

A partir do momento em que seu filho estiver mais seguro do que quer para o ano, é hora de avaliar as opções disponíveis de cursos. Você pode seguir critérios como:

Perfil da escola

Examine as propostas pedagógicas da instituição de ensino. A escola pode ser high tech e trabalhar o tempo todo com o auxílio da tecnologia, ou mais tradicionalista, focada em um modo clássico de ensino. Além disso, ela pode prezar mais pelo estudo individual ou pelas aulas em grupo.

Qualidade da equipe

Procure saber tudo o que puder sobre os professores: formação acadêmica, currículo, experiência e dinâmica de aula. Verifique também se a escola oferece o apoio de outros profissionais importantes para ajudar os alunos no pré-vestibular, como orientadores pedagógicos e psicólogos.

Material de ensino

Ao visitar a escola, peça para ver o material que o aluno usará no curso, analisando a qualidade da linguagem e da organização do conteúdo. Verifique se o cursinho oferece outras opções além dos livros teóricos, como apostilas de revisão, cadernos de questões de vestibulares, videoaulas on-line e outros recursos digitais.

Infraestrutura

Durante a visita à escola, fique atento à estrutura. Verifique as condições das salas de aula, como iluminação, ventilação e cadeiras. Além disso, veja se o local oferece bibliotecas, salas de descanso e espaços para que os alunos possam passar um tempo estudando.

Carga horária

É fundamental examinar a carga horária oferecida pelo cursinho, o que vai muito além somente do tempo de aula. Há locais que oferecem sistemas de monitoria, em que os alunos estudam sozinhos e os professores oferecem um suporte para tirar as dúvidas.

O que mais a escola oferece

Além das aulas e da estrutura do local, é importante levar em conta o que o cursinho oferece a mais para ajudar o estudante. Materiais on-line, suporte constante de professores, semanas de profissões, visitas a faculdades e simulados são atividades e apoios fundamentais para auxiliar o seu filho no período pré-vestibular.

Cursos específicos

Há instituições de ensino que oferecem cursinhos focados na preparação de vestibulandos de medicina; outros se especializam em uma determinada faculdade, por exemplo. Esses cursos mais específicos podem ser uma ótima opção para o seu filho se ele já houver definido quais vestibulares irá prestar.

Taxa de aprovação

Os cursinhos costumam divulgar os alunos aprovados em grandes vestibulares e isso também pode ser muito importante na hora da escolha. Locais com experiência no ingresso de estudantes na universidade já estão bem mais consolidados, sabendo exatamente quais métodos seguir para ajudar o seu filho.

Outras dicas

Veja outros fatores para se levar em consideração:

Converse com o seu filho

Por mais que os pais ainda tenham um forte papel de decisão, na idade de pré-vestibular o jovem  já consegue ter mais discernimento em suas escolhas. Assim, é fundamental escutar o que ele tem a dizer e basear sua escolha nas opiniões dele.

Ouça recomendações

Se você tem amigos ou conhecidos que já estudaram naquele cursinho, a escolha será bem mais fácil, já que pode consultá-los e receber opiniões sobre o local. Mesmo que não encontre alguém do seu círculo social, ainda é possível ler avaliações na internet e saber o que as pessoas acham sobre a instituição.

Pesquise com calma

Inicie a procura bem antes das aulas começarem, para assim não precisar escolher um cursinho com muita pressa. Sente-se com seu filho, examine cuidadosamente todas as opções e visite aquela que mais se encaixar com seus critérios.

Os pais possuem um papel fundamental no período pré-vestibular dos jovens. Normalmente, eles são responsáveis por oferecer apoio financeiro e psicológico para os filhos. Veja algumas dicas para ajudá-los nesse momento tão importante da vida:

Qual o papel dos pais no período pré-vestibular?

Como ajudar seu filho a ficar confiante para o vestibular

Seu filho não passou no vestibular? Veja como ajudá-lo!

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!