O ensino médio é um período muito importante na trajetória escolar de um jovem. Durante esses três anos, os estudantes são treinados para encarar as provas de vestibular e começam um processo de preparação para o encerramento do ciclo escolar e o início da vida adulta universitária.

Os pais dos alunos têm o papel de escolher com cuidado a escola em que os filhos vão cursar o ensino médio. Por isso, preste atenção aos tópicos a seguir para conseguir decidir qual a melhor instituição para matricular o adolescente. Acompanhe!

Infraestrutura da escola

Um dos pontos centrais a ser analisado é a infraestrutura da escola. Visite o espaço físico, confira se as salas de aula têm mesas e cadeiras confortáveis para os estudantes, e veja se há recursos tecnológicos dentro das salas de aula.

Além disso, observe como é a biblioteca, o laboratório de informática e os demais espaços que o seu filho utilizará. É importante ficar atento se está tudo em bom estado de conservação e se todos os locais são de fácil acesso para eles.

Recursos pré-vestibulares

A escola que você escolher para o seu filho cursar o ensino médio também deve oferecer recursos voltados à preparação para os vestibulares. Nesse sentido, podemos utilizar o sistema de ensino do COC, que tem diversas soluções virtuais para incentivar a prática diária das disciplinas escolares.

Entre esses recursos, destacamos a área virtual do estudante no site do COC, onde há um gerador de simulado, com diversas questões de exames de vestibular dos anos anteriores; o plantão de dúvidas on-line, disponível a qualquer momento para tirar dúvidas; e as aulas virtuais, que são exposições gravadas pelos professores e que podem ser acessadas quando o aluno quiser.

Colocação no vestibular

O objetivo da grande maioria dos estudantes que ingressam no ensino médio é conseguir ter um bom desempenho nas avaliações dos vestibulares e conquistar uma vaga em uma universidade dentro ou fora do país.

Por isso, é importante também pesquisar sobre o desempenho geral dos jovens que estudaram na escola nos vestibulares. Veja se a instituição consegue um nível alto de alunos aprovados nos principais exames.

Analise o material didático

Ao fazer a sua pesquisa sobre a escola que oferece o melhor ensino médio para seu filho cursar, dê uma atenção especial ao material didático utilizado na instituição.

O material do COC, por exemplo, tem exercícios básicos para o dia a dia de sala de aula e outros complementares, que auxiliam o aluno durante os estudos sozinho em casa. 

Conclusão

A análise precisa ser minuciosa para você escolher a instituição correta para o seu filho cursar o ensino médio, e com as informações que te passamos neste artigo, você já saberá como melhor tomar essas decisões. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que uma escola deve ter para ser completa e auxiliar seu filho em todas as etapas do aprendizado, acesse o blog do COC e confira os nossos materiais.