A passagem do ensino fundamental para o médio pode ser difícil para alguns estudantes. Nessa fase de aprendizado deles, é normal que a carga de estudos seja maior devido ao fluxo mais elevado de disciplinas e de assuntos a serem aprendidos em sala de aula.

Além disso, a partir do primeiro ano do ensino médio, começa uma preparação mais enfática para as provas de vestibulares e do Enem, que acontecem no final do terceiro ano. 

Devido a esses fatores, é normal que o seu filho precise de um apoio especial no início da caminhada no ensino médio. Pensando em te ajudar nessa relação com os jovens, vamos te mostrar como ajudá-los nesse momento. Confira!

Entenda as dificuldades

Para alguns jovens, a transição para o ensino médio pode ser conturbada. Além de se abrir a um universo novo em relação às disciplinas estudadas e aos temas vistos em sala de aula, é o momento em que a palavra "vestibular" se torna recorrente no dia a dia.

Todos esses fatores somados podem resultar em algumas dificuldades de adaptação e de entendimento dos conteúdos durante o primeiro ano. Por isso, os pais devem estar presentes nesse momento e entender o que se passa com seus filhos.

É natural que, por estar com dificuldades, o seu filho não se sinta estimulado para ir à escola e estudar em casa. Portanto, tente estar próximo para detectar esses problemas e encontrar uma solução. É muito importante que eles enxerguem nos pais pessoas em quem podem confiar nos períodos conturbados.

Ajude-o a montar um cronograma

Como o ritmo de estudos do ensino médio é mais intenso que no fundamental, provavelmente o seu filho precisará de ajuda para criar uma rotina de estudos que seja compatível com o tanto de conteúdos a serem revisados.

Nesse sentido, elaborar um cronograma de estudos se mostra essencial para ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de estudar. Você, responsável pelo jovem, deve estar a par dos dias das aulas, dos horários em que ele tem atividades extracurriculares e dos calendários de provas para ajudar a montar o dia a dia de estudos dele.

Não se esqueça de deixar um momento para o lazer, afinal, todos precisam de um tempo para relaxar, fazer as atividades que dão prazer e aliviar a tensão.

Esteja presente no dia a dia

Para acompanhar o progresso do seu filho no ensino médio, esteja presente na rotina de estudos dele. Aqui não estamos falando de “fiscalizar” o caderno para ver se a lição de casa foi feita; afinal, eles já não são mais crianças para precisarem desse tipo de controle.

Essa questão vai mais no sentido de estar por dentro do que acontece na escola, das semanas de provas e se eles estão conseguindo evoluir no processo de aprendizado. 

Nesse sentido, entrar em contato com a escola também é uma maneira de ouvir da instituição se o seu filho demonstra alguma dificuldade diante dos novos desafios. A partir do que for dito pelos coordenadores pedagógicos, você tem mais informações para apoiar e ajudar o jovem.

Converse sobre o vestibular

Um tema que sempre vira assunto nas salas de aula das turmas do ensino médio é o temido vestibular. A princípio, é completamente normal que os estudantes se sintam nervosos e receosos com as primeiras impressões sobre o quanto terão que estudar para enfrentar os exames.

Porém, aos poucos essas conversas se tornam menos pesadas, pois eles passam a ter mais informações sobre as provas. Nessa etapa de preparação, os pais dos recém-promovidos ao ensino médio podem ajudá-los justamente falando sobre isso com eles.

Leve para o seu filho dados que contribuam para um melhor rendimento, uma melhor preparação e, sobretudo, que acalme os ânimos. Além disso, incentive-o a prestar alguns vestibulares desde o primeiro ano, para que ele potencialize seu treinamento.

Apresente o Coach COC

Se nem você e nem o seu filho sabem o que é o Coach COC, chegou a hora de conhecê-lo! O canal do COC no YouTube é voltado para passar dicas e informações sobre como estudar mais e melhor, visando os vestibulares e o Enem. Lá o estudante encontrará diversos macetes para estudar aqueles assuntos complicados.

Estar ao lado do seu filho durante todo o processo de formação escolar é ótimo para que ele sinta confiança em si mesmo e perceba que pode contar com os pais em qualquer momento. 

Quer ver mais dicas de como ajudar os jovens no período de vestibular? Então acesse o blog do COC e confira!

Como ajudar seu filho a ficar concentrado nos estudos em casa?

Como a plataforma do COC ajuda o seu filho a se preparar para o vestibular