Para muitas crianças e adolescentes, o grande problema das férias é, uma hora, que elas acabam. Nossos filhos se habituam a diferentes rotinas e atividades, se acostumam a ficar longe das grandes obrigações, como deveres e lições de casa, e, por vezes, não querem retornar ao ambiente escolar. Apesar de não ser sempre uma tarefa fácil, é possível ajudar os pequenos a se reacostumarem sem grandes problemas à rotina da escola. Confira:

Avise-os com antecedência que as aulas irão retornar em breve

Nem sempre  a melhor opção é anunciar de surpresa o breve retorno à escola. Independentemente da faixa etária, é relevante informá-los exatamente quando as aulas irão começar novamente. Além de fazê-los se sentirem mais confortáveis, com tempo para  poderem trabalhar a ideia, pode ser um passo decisivo para quem está mudando de escola, por exemplo. Se parecer confortável para a criança, vá até a escola antes de as aulas começarem para que ela se sinta mais confortável no momento em que o ambiente escolar voltar a fazer parte da rotina.

Dê ênfase ao lado positivo

O entusiasmo de estar de férias pode fazer seu filho esquecer  os motivos pelos quais ele gosta de frequentar a escola. Lembre-o de que voltar à rotina de aulas significa poder brincar com os amigos, retomar as atividades extraclasse de que tanto gosta, ter a chance de conhecer novas crianças e outros pontos positivos que encontrar para incentivar o retorno ao ambiente escolar. É comum que crianças e adolescentes se revoltem com o início do período escolar, mas mostre-os que existem outras perspectivas a serem analisadas que são mais importantes do que o lado negativo de voltar a ter uma obrigação.

Arrumem o material escolar juntos

Envolver os filhos no processo de volta às aulas é um passo relevante. Precisa de novos materiais? Por que não irem juntos às compras? Precisa só arrumar a mochila? Façam juntos! Além de dar maior segurança às crianças para voltarem à rotina, pode ser a garantia de momentos divertidos entre pais e filhos.

Restabeleça regras e horários

Mesmo que as férias sejam o momento de descanso para todos, inclusive os pais, os horários e regras precisam ser restabelecidos ainda durante esse período de descanso. Crianças possuem facilidade de adaptação, mas é importante que a mudança seja gradual para que elas não se assustem e não sofram com alterações tão radicais. O sentimento de que a diversão acabou simplesmente porque as aulas estão retornando deve ser evitado ao máximo. A sensação de desprazer pode ser sinônimo de má adaptação e gerar sofrimento para a reinserção escolar.

Cuide da alimentação

O período de férias costuma ser o momento de se encher de guloseimas e comidas gostosas. Apesar de não fazer mal de vez em quando, é necessário que os bons hábitos alimentares sejam retomados para que as crianças não sintam tanto a diferença. A alimentação correta proporciona uma melhor qualidade de vida,  o melhor desenvolvimento das atividades diárias, sendo, assim, de extrema importância manter uma dieta balanceada, principalmente nesse momento em que é fundamental ter energia para voltar à rotina.

O período de retorno às aulas não precisa significar um trauma para os pequenos. Por meio de algumas atitudes simples, eles podem ser reinseridos no ambiente escolar de maneira prazerosa. Essas dicas podem ajudar muito no momento do fim das férias e facilitar o dia a dia dos pais.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!