Equilíbrio é a chave do sucesso para os estudantes. Estudar pode ser prioridade, mas também é necessário estabelecer momentos de lazer, inclusive para que as obrigações sejam eficientes. Afinal, os estudos se tornam muito mais agradáveis quando conciliados com momentos de diversão. Muitas vezes, é papel dos pais ajudarem os filhos a encontrarem esse equilíbrio ideal. Confira algumas dicas de como ajudá-los!

Se preparar para a aula

O momento da aula é de extrema importância para que os estudos possam fluir. Quanto maior a dedicação do aluno durante o horário escolar, menor precisará ser o seu esforço em casa, o que gera mais tempo para se divertir. Procure manter a rotina de sono e as refeições do seu filho reguladas, por exemplo, para que a atenção necessária para a aula permaneça em um bom nível.

Cronograma de estudos

Uma ótima maneira de organizar os horários de estudo é por meio de um cronograma. O plano deverá exigir metas possíveis de serem alcançadas e estabelecidas de acordo com o objetivo desejado. Quando horários são determinados, é muito mais fácil separar as atividades de lazer e as obrigações. Não é necessário cumprir uma agenda dedicada apenas aos estudos: é possível intercalar momentos de diversão e relaxamento entre essas atividades.

Negociar as saídas

Proibir as saídas de casa não é o melhor caminho para garantir que os seus filhos estudem. A diversão precisa existir para que os estudos rendam de forma adequada. Tente negociare definir horários e lugares que permitam que eles se divirtam e que ao mesmo tempo não atrapalhem o rendimento escolar.

Cuidado com a procrastinação

Adiar as atividades é a maior ameaça que existe para conciliar estudos e lazer. Adiar as obrigações só é algo bom momentaneamente. Em um futuro próximo, as tarefas vão se acumular, quando poderiam já ter sido finalizadas. Quando o seu filho entende esse aspecto, é possível que haja maior dedicação dele na hora dos estudos.

Boa alimentação e horário de sono

Como pontuado, tanto o sono quanto a alimentação são fatores de extrema importância para que haja um bom rendimento escolar. Há quem pense que conciliar estudos e diversão requer abrir mão de coisas como uma boa noite de sono ou pular as refeições. Mas não se regular em tais aspectos pode significar justamente uma piora no rendimento e, consequentemente, uma maior dificuldade para organizar os horários para a diversão. Além disso, uma rotina sem limites pode afetar a saúde física e mental do estudante.

O sucesso escolar ou acadêmico não é sinônimo apenas de horas dedicadas aos livros. É preciso saber conciliar inúmeros fatores para que isso aconteça. Veja como ajudar seu filho vestibulando a se preparar para as provas.

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.