Não há como escapar: infelizmente, cedo ou tarde, seu filho vai enfrentar alguma dificuldade que provavelmente o deixará desanimado. Por vezes, essa situação  pode até deixar alguns pais apreensivos, por não saberem como lidar com esse quadro. Então como ajudar seu filho a superar dificuldades e continuar tentando e insistindo em seus objetivos? Veja nossas dicas para guiar seu filho nesses momentos:

Dicas para ajudar seus filhos a superarem dificuldades

Redefina o significado de insucesso

Converse com seu filho sobre o quanto os obstáculos devem ser encarados como experiências de vida, servindo como apenas mais um passo em direção ao acerto. Uma ótima forma de exemplificar isso é citar personalidades que alcançaram o sucesso depois de várias tentativas, fazendo com que ele possa se espelhar nessas situações. Histórias pessoais ou de pessoas próximas também podem ser ótimos exemplos.

Enfatize o esforço, não a habilidade

Seu filho se sentirá muito melhor se você valorizar todo o empenho que ele teve, para além do seu desempenho. Isso porque ele perceberá que você observa o tempo que ele gasta tentando se aperfeiçoar e que poderá ajudá-lo a sempre dar o seu melhor em  cada atividade.

Ensine-o a se preparar

A melhor maneira de não se decepcionar é se preparar para os desafios da vida. Explique como você agiria em determinada situação e mostre como criar alternativas diferentes para resolver o mesmo problema.

Incentive a perseverança

É por meio da determinação que conseguimos superar obstáculos, apesar das dificuldades no caminho . Seu filho pode receber resultados negativos de provas e querer desanimar, por exemplo, mas não deixe que isso aconteça. Ajude-o a perceber que  com dedicação, por fim ele terá resultados positivos e ainda mais aprendizados que ele carregará consigo pelo resto de sua vida.

Encoraje-o a dar seu melhor

Quando nos deparamos com uma situação nova, podemos sentir medo e acabar optando por fazer o mínimo, justamente para evitar erros. Porém, quando tudo acaba, o resultado pode ser insatisfatório, gerando arrependimentos por não termos arriscado e feito o nosso melhor. A única maneira de garantir que seu filho não fique desanimado em uma situação dessas é encorajando-o a dar seu melhor sempre. Assim ele não terá remorsos.

Se você se interessou por este tema e quer mais dicas de como ajudar seu filho, confira nossos outros posts do blog:

Como lidar com a dificuldade em matemática?

5 dicas para estimular a autoestima dos seus filhos

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos seus filhos. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para a sua família. Saiba mais aqui!