A rotina de aprendizado de um aluno não pode ficar restrita apenas ao estudo na hora das aulas, sejam elas presenciais, sejam virtuais. Para alcançar bons resultados nas provas de vestibulares, é fundamental que os estudantes tenham o hábito de estudar em casa diariamente.

Para isso, é preciso que o ambiente seja propício para que eles consigam se concentrar e aproveitar cada minuto para desenvolver suas habilidades. No texto de hoje, você vai ver como ajudar seu filho a ficar concentrado enquanto estuda em casa.

1 - Organize o ambiente de estudos

A primeira coisa a se fazer para garantir que o seu filho tenha condições de se dedicar aos estudos é organizar o local onde ele ficará estudando. 

O ideal é que esse espaço seja longe de distrações, como videogames, televisão e rádio, e também de corredores e portas, para que não percam a concentração quando alguém passar ao lado.

O local de estudo precisa ser bem iluminado e ventilado, pois dessa forma o seu filho não terá dificuldades para visualizar seus materiais e nem perderá a concentração por conta do calor.

Além disso, não apenas para manter o seu filho focado no que está estudando, mas também para a saúde dele, é importante que o ambiente tenha uma cadeira adequada para evitar dores e desconfortos, e uma mesa ampla para que ele consiga organizar seus materiais, como livros, cadernos, folhas e canetas.

2 - Elabore um cronograma com ele

Um dos fatores que podem contribuir para a falta de atenção durante o processo de aprendizagem é a ausência de um planejamento que estabeleça quais disciplinas devem ser trabalhadas em cada dia da semana, bem como a hora de início e término dos estudos diários.

Por essa razão, ajude o seu filho a organizar um cronograma de estudos, pensando no tempo que ele tem até a chegada das provas de vestibular.

Esse auxílio dos pais pode ajudar o estudante a enxergar diferentes saídas para a rotina de aprendizado, uma vez que eles, por estarem muito envolvidos na situação, podem acabar achando que não há tempo suficiente ou que precisam estudar diversas matérias em um único dia.

Os responsáveis conseguem mostrar a eles, através de um calendário organizado, que é possível se concentrar em cada disciplina de modo a não perder tempo e sem comprometer o estudo de todas as outras matérias.

3 - Ajude-o a achar um método de estudo adequado

Cada pessoa tem facilidade para aprender seguindo um método de estudo. Às vezes, o que foi útil para você no seu tempo de escola não é tão adequado ao seu filho, portanto não adianta querer forçar uma prática que não seja eficiente para ele.

Sendo assim, ajude o seu filho a encontrar um jeito de estudar que seja bom para ele e que o faça compreender o que está sendo revisado.

Pense que existem pessoas que conseguem memorizar melhor um conteúdo com o uso de esquemas com setas, palavras-chave, cores etc. Para essas pessoas, talvez os mapas mentais sejam úteis. 

Já para outras, escrever com as suas próprias palavras sobre determinado tema é a maneira mais fácil para se lembrar dos conteúdos durante as provas. Nesse caso, talvez sejam mais indicados os resumos.

Existem diversos métodos de se estudar, e nada impede que seu filho crie o próprio esquema, misturando características que ele julgue interessantes de cada um já existente.

4 - Estimule o uso adequado da internet

A tecnologia, quando usada da forma incorreta, pode comprometer seriamente a concentração do seu filho durante os estudos para os vestibulares. Desse modo, é preciso conscientizá-lo de que ele terá que ficar longe das redes sociais, dos aplicativos de mensagem e de outras distrações provocadas pela tecnologia por algumas horas no dia.

Porém, não podemos descartar a ideia de que há muito conteúdo na internet que pode ajudar seu filho a estudar, inclusive com dicas de como otimizar o tempo de estudo, como se dar bem nos vestibulares e de métodos de estudo ótimos para aprender determinadas disciplinas.

O COACH COC é um exemplo disso! O nosso canal no YouTube é focado em ajudar os estudantes que estão se preparando para encarar as provas de vestibulares e do Enem. 

Contamos com a colaboração de influenciadores digitais, como Samuel Cunha, Felipe Araújo, Pirula, Heydebee, entre outros, que estão por dentro de tudo o que rola nas provas mais importantes do país e dão dicas de como estudar mais e melhor.

5 - Separe um tempo para o lazer

Passar horas e mais horas estudando sem intervalo pode ter um efeito negativo no seu processo de aprendizado. A partir de um determinado momento, o corpo humano começa a dar sinais de cansaço, o que facilita a perda da concentração.

Por isso, é importante que, naquele cronograma de estudos que citamos anteriormente, haja um período para que o seu filho descanse e tenha momentos de lazer, dessa forma estará dando uma pausa benéfica para a mente, que terá tempo para absorver o que foi estudado até o momento, e para o corpo, que será movimentado, saindo de uma única posição.

A preparação para os vestibulares não precisa ser feita apenas pelo aluno; quando a família está envolvida em proporcionar as melhores condições para que ele estude e garanta um bom desempenho nas provas, o processo de aprendizado se torna mais fácil. 

Quer descobrir mais dicas de como ajudar o seu filho a passar no vestibular? Então corra para o blog do COC e confira as nossas publicações.

Como criar um ambiente de estudos adequado em casa

Como a tecnologia auxilia os estudos do seu filho?