O fim do ano já está aí e as provas dos vestibulares se encontram cada vez mais perto! Momento dos estudantes fazerem as últimas revisões de conteúdo, esperarem para colocar todo o conhecimento adquirido em anos de estudo à prova e concorrer a uma vaga em grandes universidades do Brasil.

Nesse processo todo, os pais e responsáveis pelos estudantes têm um papel importante, pois são eles que darão o apoio necessário para que os alunos tenham um último fôlego nessa caminhada. 

Para orientá-los a ajudar seus filhos, vamos mostrar hoje algumas dicas para aplicar nestes dias que faltam até o final do ano e potencializar o estudo deles. Acompanhe!

Análise das disciplinas

Não é novidade que o fluxo de disciplinas e temas estudados no período pré-vestibulares é muito grande. Isso pode acarretar em um acúmulo de matéria para ser revisada ou até mesmo em uma confusão do estudante, que pode se esquecer de estudar alguma coisa.

Por isso, é importante que ele tire um período do dia para passar a limpo aquilo que foi e o que não foi estudado ou revisado. E como os pais podem ajudar nesse processo?

Em primeiro lugar, você pode sugerir que seu filho faça isso. Diga para ele que manter uma organização ajuda a clarear as ideias e ter a real noção do status em que ele está com as matérias.

Em seguida, caso ele precise de ajuda para se organizar, sente-se com ele e, juntos, repassem os assuntos que serão cobrados nos vestibulares para conferir se cada um já foi visto pelo estudante e se ainda é necessário rever o conteúdo.

Estabelecer uma ordem de estudo

Ao realizar esse levantamento, é hora de preparar um cronograma baseado no que precisa ser estudado e revisado. É fundamental explicar para o seu filho que ainda dá tempo dele se preparar para os exames, para que ele não se desespere e perca o foco dos estudos.

Planeje junto com ele os dias e horários que serão dedicados a cada disciplina; assim, ele terá de forma clara a dimensão daquilo que precisa ser feito.

Apresente o canal Coach COC

Nas semanas que antecedem as aplicações das provas de vestibulares, os alunos já não têm muito mais tempo para iniciar o estudo de disciplinas mais densas. Esse é o momento de revisar tudo aquilo que foi visto durante todo o ano. Por isso, os resumos e fichas de estudo são tão importantes.

Uma dica bem legal é assistir aos vídeos do canal Coach COC lá no YouTube. Nele postamos vídeos relativamente curtos, nos quais damos diversas dicas para melhorar a maneira de como se estuda para os vestibulares. Além disso, o nosso time de parceiros, todos com experiência no assunto, mostram macetes para se dar bem durante os exames.

EXTRA

Cuidado com as palavras

A preparação para as provas de vestibular exige muito da saúde dos estudantes, tanto da física quanto da mental e psicológica. Por isso, é importante que eles se sintam bem no ambiente familiar.

Desse modo, tenha cuidado com as palavras utilizadas quando forem conversar sobre os estudos, pois o uso de um termo pode desencadear uma reação de cobrança desnecessária para o momento, fazendo com que o estudante perca o foco.

Fazer um levantamento do que já foi estudado e do que ainda falta evita que o estudante se perca no conteúdo e deixe detalhes importantes para trás. Essa prática vai gerar nele uma sensação de calma, pois terá a percepção de que não deixou de estudar nenhum tema relevante para as provas de vestibular.

Quer ler mais conteúdos para ajudar seu filho durante os estudos? Então acesse o blog do COC e confira as novidades.

Como ajudar seu filho a ficar concentrado nos estudos em casa?

4 motivos para seu filho estudar para o vestibular com o COACH COC