Todo aluno do ensino médio passa por uma longa preparação para enfrentar as provas de vestibular no final do terceiro ano do ensino médio e poder ingressar no ensino superior. Além dos estudos e das aulas, os simulados e as provas de vestibular no estilo treineiro são importantes para capacitar o estudante para alcançar os objetivos no final do ciclo escolar. 

No texto a seguir, vamos te mostrar a importância de incentivar os filhos a usar os simulados e outras provas como preparação para o vestibular. Acompanhe!

Testar o conhecimento

Mostre ao seu filho que os simulados são meios pelos quais as escolas podem ajudar os seus alunos a testar os seus conhecimentos com base naquilo que é visto em sala de aula e no que é cobrado pelos exames de admissão das universidades do Brasil e do mundo.

Incentive-os a fazer esses testes regularmente, partindo do primeiro ano do ensino médio, para que tenham mais tempo de preparação e que identifiquem, o quanto antes, as disciplinas que precisam ser melhoradas e aquelas em que há mais facilidade e acertos.

Muitas escolas disponibilizam provas que simulam os principais vestibulares seus alunos. Por isso, é importante que os pais tenham um discurso de incentivo para que os filhos se dediquem a elas, mesmo quando a realização não for obrigatória. 

Gerenciar o tempo

As provas de vestibulares, em geral, têm longa duração devido às diversas questões que devem ser respondidas, aos textos que devem ser lidos e à redação que deve ser produzida. Por esses motivos é muito importante saber controlar o tempo ao longo da execução da prova.

Durante as provas de simulado e os vestibulares para treineiros, os jovens são capazes de aprender a administrar as horas enquanto fazem as provas. Além disso, com os treinos eles conseguem de traçar estratégias de acordo com suas facilidades e dificuldades, e sobre quais questões e disciplinas acham melhor resolver primeiro enquanto ainda têm mais atenção e energia.

Por essas razões, os pais devem conversar com seus filhos e explicar a eles a importância de se fazer as provas pensando também em como vão administrar o tempo. Assim, quando chegar a hora de prestar os vestibulares para valer, já estarão habituados com essa prática.

Conhecer o estilo das provas

O seu filho provavelmente já deve saber que as instituições de ensino superior têm diferentes estilos de provas de vestibular, não é mesmo? 

Essa diferença pode estar ligada tanto ao fato de que as questões podem ser de múltipla escolha ou dissertativas, de que podem ter ou não redação para fazer e até de que a maneira como as questões são abordadas podem ser diferentes, com enunciados longos ou curtos, exigindo leitura obrigatória de obras literárias ou não etc.

Além disso, existem também as divergências em relação ao número de fases do vestibular, se inclui ou não prova específica e se a nota do Enem vale para concorrer a uma vaga. Devido a essas possibilidades, é de fundamental importância que os seus filhos tenham contato com essas provas durante todo o período do ensino médio.

Controlar as emoções

Além de ajudar os seus filhos a identificar as lacunas no aprendizado, ensiná-los a controlar o tempo gasto em cada questão e apresentá-los a cada estilo de prova, os simulados são ótimos para que eles aprendam a controlar as emoções - que são muitas - durante as provas.

É fácil encontrar pessoas que relatam não terem conseguido passar nos vestibulares, pois estavam muito nervosas e acabaram se descontrolando emocionalmente durante a execução das provas. Por esse motivo, é preciso treinar a cabeça para que haja um equilíbrio nesses momentos.

Para isso, nada melhor do que fazer simulados e provas como treineiro, porque assim o seu filho conseguirá observar o que o deixa nervoso e o que faz com que ele perca a concentração e se prejudique. Sendo assim, oriente-o a praticar as provas, para que, quando chegar a hora de prestar os vestibulares, ele esteja habituado ao ambiente e à pressão do momento.

Simulados do COC

Aqui no COC o seu filho recebe um apoio extra quando o assunto é simulados e provas. Isso porque no portal do estudante ele tem acesso a um gerador de avaliações com mais de 30 mil questões dos principais vestibulares do país, que podem ser resolvidas por ele a qualquer momento.

Além disso, no calendário escolar há o Ciclo de Simulados, em que os estudantes fazem diferentes tipos de simulados, com questões objetivas e no estilo Enem. Seu filho fez o simulado e ficou com dúvidas em algumas questões? No portal do estudante ele encontra um plantão de dúvidas on-line, com professores à disposição para ajudá-los nos estudos.

Como vimos, os simulados e as provas como treineiro são importantes tanto para desenvolver os conhecimentos técnicos e conceituais das disciplinas quanto para que seus filhos se preparem emocional e psicologicamente para esse momento, portanto não deixe de motivá-los a fazè-los. 

Aproveite e mostre a ele o canal Coach COC no YouTube, onde damos dicas para eles estudarem mais e melhor e alcançarem bons resultados nos vestibulares.

Quer mais conteúdos sobre a educação do seu filho? No blog do COC você encontra! Acesse e confira.

Como as videoaulas auxiliam seu filho nos estudos para o vestibular?

A importância de investir em um ensino que foca em resultados