O ano pré-vestibular costuma moldar a rotina dos jovens, que muitas vezes se concentram totalmente no objetivo de conquistar uma vaga na universidade. Enquanto a escola disponibiliza toda sua estrutura física e funcionários capacitados, os pais também não escapam dos efeitos do período, experimentando sensações que só quem está junto do vestibulando entende, como as que separamos nos itens a seguir. Confira!

1) Incerteza sobre o seu papel nesse período

Durante o período pré-vestibular, é comum ter dúvidas em relação ao que fazer para ajudar os filhos. É realmente difícil equilibrar as conversas e as atitudes, tentando não cobrar demais nem dar a entender que se preocupa de menos. Isso pode até fazer você se sentir “de mãos atadas”, já que não pode agir diretamente para ajudar na aprovação do seu filho.  

Contudo, você pode fazer sua parte, oferecendo todo o suporte possível para que seu filho tenha acesso a uma preparação de qualidade. Promova também apoio psicológico, seja por meio de conversas dentro de casa, seja orientando o jovem a procurar acompanhamento especializado e profissional.

2) Insegurança com a escolha do curso

Pode ser um pouco complicado entender a escolha de curso do seu filho, principalmente se você sonhava que ele seguisse outra carreira. Também é comum sentir alguma insegurança em relação ao futuro da profissão escolhida pelo jovem. Porém, é importante entender que a decisão realmente deve partir do estudante, e cabe a você orientar e ajudá-lo a se certificar do que realmente quer. Para isso, pesquise um pouco mais sobre o ofício desejado por seu filho e o incentive a conversar com algum profissional da área.  

3) Ansiedade pela realização das provas

A espera pela aplicação das provas também atinge os pais, principalmente durante as semanas que antecedem a realização dos principais vestibulares do ano. Nesse momento, ao notar o cansaço do seu filho, é normal que você torça para que tudo se resolva logo. Porém, procure não transparecer esse anseio e ajude-o a se distrair, convidando-o para jantar fora de casa ou para dar um passeio no parque, por exemplo.

4) Ansiedade por resultados

As perguntas constantes sobre as provas podem parecer uma certa “pressão” por resultados. Por mais que essa não seja a intenção, as conversas podem assumir um teor de cobrança e deixar o jovem ainda mais inseguro. Entenda que é fundamental participar da rotina de estudos do seu filho e se fazer presente, porém, não há necessidade de que isso se torne uma cobrança rotineira.

5) Receio por imaginar que o filho irá sair de casa

Muitos estudantes pretendem ingressar em universidades fora de suas cidades natais, o que significa que sairão de casa ao final do período pré-vestibular. Por vezes, o momento de mudança é delicado para ambos os lados. Por isso, é  fundamental não deixar que a sua preocupação interfira na concentração e na preparação do seu filho para as provas.

6) Orgulho do esforço dos filhos

Ver o seu filho indo todos os dias para a escola, frequentando as aulas, estudando em casa e realizando uma série de simulados dá até uma sensação de orgulho! É  sinal de que ele está crescendo, se esforçando e iniciando a vida adulta, mostrando força de vontade para correr atrás dos próprios sonhos. Aproveite bastante esse momento de satisfação e faça questão de dizer para o seu filho que você estará lá para tudo que ele precisar!

7) Medo de não dar certo

O medo de não passar no vestibular não rodeia somente a cabeça dos estudantes, mas também as dos pais. Porém, você deve confiar na dedicação do seu filho e acreditar que todo o esforço irá valer a pena! Além do mais, deixe claro que se ele não passar da primeira vez, terá outras chances para evoluir no processo de aprendizado e tentar de novo em outra oportunidade. O importante é demonstrar apoio e estar junto do jovem em todos os momentos da preparação para o vestibular!

Veja outros posts que vão te ajudar a orientar os jovens no período pré-vestibular:

Qual o papel dos pais no período pré-vestibular?

Como ajudar seu filho a ficar confiante para o vestibular

Seu filho não passou no vestibular? Veja como ajudá-lo!

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!