As férias estão chegando e, muitas vezes, os pais começam a pensar na rotina dos filhos durante esse período. É sempre bom aproveitar o tempo de descanso para fazer atividades diferentes, mas que ainda colaboram para o aprendizado e desenvolvimento das crianças e dos jovens. Muito procurada, uma dessas opções é o intercâmbio para aprimorar um idioma ou fazer um curso! 

Com o intercâmbio, é possível aproveitar o tempo livre para conhecer lugares com culturas diferentes e fazer novas amizades. Essa experiência ajuda no domínio de uma segunda língua, por exemplo, e desenvolve a independência e o amadurecimento, além de ser importante para o mercado de trabalho no futuro. Neste post, reunimos algumas razões para você incentivar o seu filho ou sua filha a fazer um intercâmbio nas férias escolares. Confira!

1) Os estudos não são comprometidos

Muitas vezes, a experiência de um intercâmbio é adiada devido ao tempo limitado por causa dos estudos. Já com o intercâmbio de férias, é possível aproveitar até dois meses (dezembro/janeiro) ou um mês (julho), para investir em um curso complementar ou aprender um idioma. Assim, o desempenho escolar não é comprometido e o aluno continua a aprender mesmo durante o tempo de descanso! 

2) Fácil planejamento e organização

Um intercâmbio de longa duração exige maior planejamento, principalmente por conta de inúmeras burocracias, como local de moradia e visto. No intercâmbio de férias, devido ao curto período fora do país, não há tantos passos a serem cumpridos! Isso é bom para quem não quer esperar demais para viver essa experiência ou tomou uma decisão de última hora.

3) Gastos menores

Os cursos de um ou dois meses possuem preços bem mais acessíveis que intercâmbios mais longos. Além disso, pesquise em mais de uma agência de intercâmbio para comparar os orçamentos e saber qual é o mais viável para o seu momento. Por isso, é importante conversar com seu filho ou filha com antecedência sobre o desejo de fazer um intercâmbio e o país de destino, para organizar-se financeiramente e oferecer uma experiência enriquecedora! Organize também os gastos com passagem aérea, alimentação e lazer. 

4) Estudar, mas também se divertir!

O intercâmbio de férias também é muito atrativo por proporcionar um tempo para conhecer o país, se divertir com residentes e fazer novos amigos. Esses momentos de lazer também fazem parte do aprendizado e muitas experiências são possíveis! Em algumas escolas, por exemplo, são feitas excursões, para que os estudantes tenham vivências para treinar o idioma escolhido e conhecer novos lugares.

5) Amizades e novas culturas

Um intercâmbio de férias é uma boa oportunidade para criar laços de amizade com pessoas de diferentes partes do mundo. As escolas de idiomas costumam receber estudantes de diversos países, então a troca cultural é enorme!Nesse sentido, este é um bom momento para aprender um pouco mais sobre os costumes e tradições de outros povos. Os hábitos, costumes e tradições são diferentes em cada canto do mundo, e a experiência internacional de um intercâmbio permite a imersão no cotidiano do país e o contato com pessoas nativas.

6) Melhora o segundo idioma

Normalmente, quando se está em um país diferente e em contato com uma língua estrangeira, há um grande avanço na compreensão desse outro idioma. Conviver com os habitantes locais, andar nas ruas e ter que usar transporte público costumam ser experiências que ajudam as pessoas a destravar barreiras linguísticas e perder o medo de falar em público. Além disso, para a experiência ser completa, é importante evitar o idioma materno!

7) Novas responsabilidades e independência

Durante o período da viagem, o jovem também aprenderá lições que serão levadas para o resto da vida, como criar mais responsabilidade com seus pertences, saber a hora de estudar e se divertir, controlar seus gastos, entender a importância de uma boa alimentação e tomar decisões, além de, é claro, ficar mais independente!

O intercâmbio de férias com certeza será uma ótima experiência para o seu filho, não é mesmo? Converse com ele, apresente essas razões e pesquise qual o melhor destino de acordo com o seu perfil! Acompanhe o nosso blog e leia mais sobre férias e intercâmbio:

Férias: 6 dicas para conciliar o descanso com os estudos

Meu filho quer estudar fora. E agora?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!