Lidar com adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil. Por ser uma fase muito intensa, a convivência pode se tornar um pouco complicada. Também não é fácil encontrar atividades que possam integrar os diferentes gostos e ampliar a relação entre pais e filhos. Pensando nisso, preparamos 7 dicas de atividades para se divertir e estreitar a relação com os seus filhos adolescentes.

Preparar refeições juntos

A maioria dos adolescentes se isola em seus afazeres e preferências. Porém, quando se propõe a atividade de cozinhar juntos, é possível que a relação entre pais e filhos se estreite. Cozinhar exige paciência e dedicação, além de criar memórias, influenciar hábitos e garantir muita diversão quando feita em conjunto.

Fazer viagens curtas

Viajar é sempre uma boa opção para entreter os adolescentes. Viajar não precisa ser necessariamente sinônimo de ir a lugares muito distantes. Existem diversas opções de destinos para se divertir no fim de semana e sair da rotina. Muitas vezes esses locais estão mais perto do que você imagina! O simples fato de sair da zona de conforto e do ambiente habitual já é uma forma de interagir com os adolescentes e garantir que as relações entre vocês se estreitem.

Atividades esportivas

É claro que uma partida pode gerar muita diversão e memórias inesquecíveis, mas para quem não gosta de praticar, é possível também assistir a atividades esportivas. Ir a um estádio, seja ele de qual esporte for, pode ser uma experiência muito boa para compartilhar com os seus filhos. Mesmo quem não é fã de esportes se surpreende ao ver ao vivo aquele momento.

Jogar videogame

Como tirar os aparelhos eletrônicos dos adolescentes é uma missão quase impossível, uma forma de vencer isso é unindo-se a eles. São inúmeros os jogos que podem garantir a diversão entre pais e filhos sem tirar os adolescentes de suas zonas de conforto.

Inserir-se nos hábitos deles é uma maneira de entender do que eles gostam, o que querem e como pequenas atitudes podem transformar a relação entre vocês. Provavelmente, seus filhos não irão reclamar de compartilhar o controle com você, muito pelo contrário: será uma forma de curtição.

Passear pela cidade

Independentemente do tamanho da cidade, é possível encontrar lugares interessantes para conhecer. Passear, seja de carro ou mesmo a pé, é uma maneira de transformar pequenos momentos em grandes lembranças. Se você ainda mora na cidade em que nasceu, é interessante mostrar aos seus filhos os lugares que você costumava frequentar, a casa dos seus avós, entre outros. Compartilhar momentos da sua vida dessa forma é um jeito de mostrar para eles o seu passado de maneira lúdica. Adolescentes gostam de se sentir parte de algo, e a história por trás da existência dele pode ser uma forma de ampliar a relação entre vocês.

Conversar

Essa pode parecer uma atividade simples demais, mas quando se analisa a fundo o significado dela, é fácil entender por que ela faz parte desta lista. Quando se estabelece uma relação sincera, aberta e interessada, há uma aproximação muito maior entre pais e filhos. As conversas não precisam ser invasivas, afinal todo mundo precisa de espaço, principalmente quando se é adolescente, mas compartilhar momentos e ser honesto, independentemente da situação, é fundamental para uma relação saudável.

É de extrema relevância incluir na agenda atividades que possam agradar todas as idades para que se mantenha um bom entrosamento entre os familiares. Existem inúmeras atividades que podem ser feitas para entreter e melhorar o relacionamento entre vocês. Gostou dessas dicas? Veja aqui também como ajudar seu filho no período pré-vestibular!

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos seus filhos. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para a sua família. Saiba mais aqui!