Incentivar o hábito da leitura para as crianças, sobretudo no mundo moderno, pode mesmo ser mais complicado. Para isso, é importante que os pais reservem momentos para ensinar aos filhos a importância da leitura, que ajuda no desenvolvimento do senso crítico e cognitivo e estimula a criatividade. As crianças também devem ter fácil acesso aos livros e às histórias, mesmo antes dos cinco anos - aproximadamente a idade em que elas começam a ler. Então reunimos seis dicas para você aproveitar a infância dos seus filhos para estimular o hábito de leitura. Confira!

Leia para os seus filhos

Ler diariamente para as crianças cria boas lembranças afetivas entre pais e filhos, além de tornar a leitura uma atividade positiva e proveitosa. Também é interessante fazer o contrário: peça para que as crianças contem uma história, colaborando ainda mais para o desenvolvimento da sua criatividade.

Torne a leitura atraente

É indicado que a leitura com as crianças seja feita de modo lúdico, com encenações teatrais, fantasias, fantoches ou com instrumentos musicais, por exemplo. Assim, elas se divertem e desenvolvem diversas habilidades além da leitura, como o gosto pela música.

Monte uma biblioteca

Organize um local com caixas ou prateleiras baixas para que as crianças tenham fácil acesso aos livros. Não precisa ser nada muito elaborado; o importante é os livros estarem à vista, estimulando o interesse dos pequenos. Falando em biblioteca, é interessante incentivar as crianças a pegar livros emprestados na biblioteca da escola ou, se for possível, levá-las a uma biblioteca pública, para mostrar a variedade de livros existente! 

Visite livrarias

Tenha o hábito de levar seu filho às livrarias e deixe-o confortável para andar e aproveitar o ambiente literário, descobrindo e questionando sobre o que vê ao seu redor. Deixe que as crianças escolham os livros que acharem interessantes, olhar suas capas, as páginas e os personagens. E lembre-se de conversar com seu filho para saber o porquê de ele ter escolhido aquele título!

Dê um livro significativo

Presenteie a criança com algum livro que marcou sua própria vida, especialmente na infância. Explique para a criança por que ele foi tão importante para você e o que você achou da história. Nesse momento, a troca irá fortalecer a relação entre vocês. Além disso, é muito legal que seu filho leia algo tão significativo para sua trajetória!

Aproxime seu filho dos escritores

Descubra qual autor seu filho mais gosta de ler e acompanhe as entrevistas e a carreira dele. Conte para as crianças qual é o seu autor favorito também, explique por que gosta dele e fale sobre sua criatividade e inteligência. Por fim, fique ligado em eventos que acontecem em livrarias e bibliotecas, como lançamentos de livros. Vai que o autor favorito do seu filho estará presente e haverá a oportunidade de conhecê-lo? Seria um momento muito marcante!

Lembre-se sempre de escolher um livro apropriado para a idade da criança e cujo tema seja atrativo para ela, pois isso incentivará a autonomia e a busca pelo conhecimento. Não force a leitura de um determinado tema, mas estimule e mostre quantas opções legais existem. Livros ilustrados e interativos também são ótimas alternativas para deixar esse momento mais interessante!

O hábito de leitura interfere diretamente na educação e no desenvolvimento do vocabulário, da escrita e da criatividade. Por isso, é fundamental que os pais e educadores acompanhem e incentivem a aproximação das crianças com os livros. Acompanhe o blog do COC e leia mais sobre desenvolvimento:

6 dicas para ajudar o seu filho a desenvolver a inteligência emocional

5 dicas para estimular a autoestima dos seus filhos

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!