O vestibular costuma ser uma das fases mais importantes na vida dos estudantes. É um  momento de decisão, foco e, por vezes, muita ansiedade. É comum que o nervosismo tome conta dos vestibulandos e chegue até a atrapalhar o rendimento durante as provas. Pensando nisso,  hoje trouxemos algumas opções de atividades para realizar com os seus filhos antes dos tão esperados vestibulares, para ajudá-los a se distraírem.

Atividades físicas

Não é segredo algum que praticar exercícios físicos é essencial para a saúde, mas você sabia que também pode influenciar o nosso estado emocional? A prática de exercícios físicos ajuda na liberação de hormônios que podem ser benéficos na hora de realizar uma prova. Se a  ansiedade costuma ser um dos maiores inimigos dos estudantes, assim é possível reverter ou pelo menos diminuir esse problema. Os exercícios aeróbicos, por exemplo, podem inclusive ajudar na capacidade de atenção.

Ainda assim, não é interessante realizar atividades físicas no dia da prova, pelo risco de cansaço e má disposição para realizá-la. Também é bom evitar exercícios pesados para não correr o risco de se machucar. O ideal é praticar esportes em dias específicos ou nos horários de lazer, para que o corpo esteja sempre acostumado com as atividades.

Mudar de ambiente

Para alguns,  ficar em casa o tempo todo pode significar acumular ainda mais tensão para o dia da prova. Estudar na véspera não é o mais recomendado, pois as preocupações em aprender determinados assuntos na pressa dificilmente contribuem para o aprendizado efetivo. Mudar de ambiente, seja por meio de uma viagem ou de um simples passeio em algum lugar perto, permite que as tensões pré-prova não fiquem em primeiro plano.

Diversão na cozinha

Comida é sempre uma boa pedida para ajudar na distração. Além de contribuir para uma boa refeição, cozinhar em grupo proporciona momentos únicos de diversão. É apenas aconselhável não exagerar na quantidade de alimentos gordurosos para não atrapalhar no desempenho da prova, mas essa é uma ótima maneira de se distrair nas horas de tensão que antecedem o teste. Além disso, existem vários alimentos que podem melhorar o rendimento do seu filho na prova, como é o caso das vitaminas B, C e do ômega 3. Procurem opções de pratos simples e gostosos e  mão na massa!

Sessão de filmes

Além de entreter, os filmes são capazes de ajudar com a necessidade de equilibrar emoções, sendo inclusive utilizados como terapia. Assistir a um longa-metragem permite que o cérebro entre em uma espécie de transe e até aflore soluções e questões que estavam escondidas no inconsciente do indivíduo. Antes das provas, procure filmes leves, que proporcionem momentos divertidos e que ajudem na distração.

Escolham o passatempo preferido do seu filho

Fazer o que a gente gosta sempre gera resultados positivos. Relaxa, estimula e o principal: distrai. Contanto que a recreação preferida do seu filho não seja algo perigoso ou prejudicial ao desenvolvimento das provas, libere seu filho para ele fazer o que mais gosta. Os dias que antecedem os vestibulares são verdadeiros momentos de tensão, o que torna essencial permitir buscar formas alternativas de relaxar.

Ajudar os filhos a se preparar para um momento tão delicado quanto o vestibular é fundamental. Os adolescentes sentem maior segurança ao perceber o apoio emocional dos pais, o que torna possível ajudá-los a se sentirem mais confiantes para o vestibular.

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.