NOTÍCIAS

Qual o papel dos pais no período pré-vestibular?

24.ABR

Ter o apoio da família é essencial para os estudantes na época de vestibular, já que os jovens precisam se sentir confiantes e tranquilos para conseguirem ir bem nas provas. Além disso, a opinião dos pais costuma ser muito considerada também na hora de escolher uma carreira. Por isso, dar esse suporte é o papel dos pais nesse momento. Veja aqui algumas ações que você pode incorporar à sua rotina e que podem ajudar bastante seu filho nesse período.

Planejamento

Um ótimo caminho para se sentir confiante é ter um bom planejamento. Descubra os sonhos de seu filho, entenda suas ambições e tudo o que ele deseja conquistar. A partir daí, tracem juntos uma programação, definam como será a rotina de estudos, pensem na chegada ao local de prova do Enem ou vestibular e pesquisem os melhores cursos. Ou seja, criem uma estratégia para ele conseguir chegar lá! Tudo isso ajudará vocês dois a se sentirem mais seguros em relação às provas e ao futuro.

Compreensão

Seu filho sabe que você quer o melhor para ele e que, muitas vezes, as cobranças são consequência disso. É fundamental, no entanto, que você entenda que ele precisa de apoio. Deixe-o desabafar, falar de seus próprios conflitos e das dificuldades que está enfrentando. É importante que seu filho se sinta confortável com a família. Então, quando ele quiser conversar, ouça-o e deixe as demandas para depois.

Incentivo ao lazer

Estudar bastante faz toda a diferença, mas o tempo de lazer também é importante: você pode incentivar o descanso, as idas ao cinema ou a prática de esportes. Tudo isso é fundamental para que ele se distraia e, na volta aos estudos, absorva melhor o conteúdo. Além disso, conversar com outras pessoas e adquirir novos conhecimentos podem ajudar muito a decidir o curso e a universidade para a qual ele deseja ir.

Acolhimento

Além de sentir que você o compreende, é importante que seu filho também seja acolhido. Isso fará com que ele fique à vontade para se abrir e falar sobre os seus problemas ou pedir conselhos sobre cursos, e assim vocês até podem pensar juntos sobre as suas melhores escolhas para o futuro. Para isso, acompanhe a rotina, pergunte sobre os estudos e o seu dia a dia ou encontre formas de ajudar com as dúvidas, pois cada uma dessas ações pode fazer toda a diferença.

Respeito

A maioria dos jovens deseja a aprovação dos pais, principalmente no momento de escolher um curso e uma universidade. Por isso, é importante orientar os vestibulandos, mas também é essencial que você não se imponha e respeite as decisões que ele venha a tomar.

A aprovação só depende dos esforços do seu filho, mas é papel dos pais oferecer um bom suporte nesse momento. O COC se interessa pelo crescimento pessoal de seus alunos, e por isso nosso sistema de ensino é pensado para ajudar toda a família nesse momento tão especial.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos seus filhos. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para a sua família. Saiba mais aqui!

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning