NOTÍCIAS

O professor do século XXI

15.OUT

Najara Leão é professora de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso no Colégio CEMA, de Manaus  - AM, há cinco anos e faz a diferença em sala de aula com o uso de tecnologias e diferentes métodos de ensino. Confira o bate-papo com ela!

COC: Qual é a sua formação?

Najara: Sou formada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas.

COC: Como você se atualiza em sua profissão?

Najara: Já fiz especialização em Ensino Religioso pela Uninter e em combate ao uso de drogas pela UNB. Além disso, acompanho sempre a Academia COC, a procura de novos cursos de formação continuada.

COC: Como faz para despertar o interesse da nova geração de alunos, que são conectados, dinâmicos e difíceis de prender a atenção?

Najara: O segredo é fazer com que os alunos participem da aula sempre, eu percebo que quando eles constroem a aula junto comigo, eles se interessam mais, por isso, mantenho eles sempre ativos. Aproveito que os alunos gostam bastante de pesquisar na internet e uso isso para aumentar o engajamento. Por exemplo, quando trabalhamos a industria cultural de comercial de TV, pedi que eles procurassem no YouTube comerciais que levam as pessoas a comprarem e apresentassem em sala de aula.

COC: Você usa tecnologia em sala de aula?

Najara: Sim. Na aula de redação, costumamos trabalhar os conteúdos em conjunto com outras disciplinas, então, por exemplo, quando trabalhamos a questão de etnias, culturas e tipos de lugares, junto ao professor de geografia, ligamos o Skype em sala de aula e contamos com a participação de uma convidada que mora na Europa, para que ela pudesse contar como é a vida por lá. Os alunos adoraram. Além disso, os alunos se comunicam bastante conosco por meio das redes sociais, eles dão dicas de assuntos que gostariam de estudar em sala de aula por meio da página da escola no Facebook. A comunicação com alunos acontece bastante também por email. Ainda em relação à tecnologia, trabalhamos bastante com vídeos e curta-metragens para embasar nossos debates em sala de aula.

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning