NOTÍCIAS

ENEM 2017: Entenda todas as mudanças

13.MAR

O Ministério da Educação (MEC) anunciou as alterações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017. Algumas mudanças já eram esperadas após uma consulta pública ser lançada na internet, a pesquisa buscava saber o que as pessoas pensavam sobre mudanças nos dias de prova e o uso de tecnologia, por exemplo.

ENEM deixa de ser em um final de semana para ser em dois domingos

Anteriormente, a prova era aplicada em um final de semana. No sábado, a prova de ciências humanas e da natureza. No domingo, a prova de matemática, linguagens e suas tecnologias e a redação. Em 2017, as provas não serão mais um dia seguido do outro. Basicamente houve uma divisão entre humanas e exatas e as provas serão em dois domingos. No dia 5, os candidatos respondem as questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

A mudança do exame para domingo faz com que as provas sejam normais para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. Segundo o MEC, os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil.

Não será mais possível concluir o Ensino Médio com o ENEM

Pessoas maiores de 18 anos conseguiam o certificado de conclusão do Ensino Médio com a nota que obtinham. Agora, isso não será mais possível. Essa função voltará a ser exclusivamente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Enem continuará sendo para medir o nível do Ensino Médio no Brasil e para os candidatos conquistarem suas vagas nas universidades.

Uso de tecnologia no exame

Responder o ENEM utilizando um computador era uma das questões da Consulta Pública. A pesquisa constatou que a maioria dos participantes preferem manter o exame presencial, em papel, ao invés da opção de alterá-lo para ser feito em computador.

Mais segurança nos cadernos de prova

Já que a prova vai permanecer no papel, a segurança será maior esse ano. Os cadernos de prova serão personalizados com nome e número de inscrição escritos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, mas manterão o formato em quatro cadernos de cores diferentes.

Datas de inscrição 2017

As inscrições para o Enem 2017 começam no dia 8 de maio e vão até o dia 19, fique atento pois só são duas semanas. O edital será publicado em 10 de abril. Os candidatos que necessitem de atendimento especial e tempo adicional de prova deverão solicitá-lo no ato da inscrição.

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning