NOTÍCIAS

Confira algumas dicas para aumentar seu vocabulário

21.FEV

Nós nunca paramos de aprender e constantemente devemos aperfeiçoar os conhecimentos que já temos, inclusive nosso idioma materno. Aumentar o vocabulário, saber empregá-lo, usar sinônimos e descobrir qual palavra expressa melhor a sua ideia são questões importantes na vida estudantil e profissional.


A primeira dica é fundamental: ter o hábito de leitura! Ler muito é imprescindível para adquirir um arsenal maior de palavras. Além de ser uma ótima maneira de desenvolver o cérebro e a capacidade de interpretação. Não são somente os livros que cumprem esse papel, mas veículos diferentes também ajudam, como revistas ou portais online. As obras clássicas apresentam uma série de palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, por isso são importantes para compreendermos informações escritas das mais variadas formas.


Quando estiver em uma leitura, em especial livros com linguagens mais complexas ou diferentes, destaque ou anote palavras desconhecidas, procure seus significados e entenda o porquê está inserida no contexto. Após terminar a leitura, busque todas as palavras destacadas para relembrar, fazer um resumo tentando utilizar as palavras ou até mesmo criando frases com elas. É uma maneira de memorizar e exercitar o que aprendeu.


A vivência também contribuiu para o vocabulário. Conversar com pessoas que possuem diferentes experiências e origens proporciona o contato com uma forma de falar incomum.


Para um constante desenvolvimento invista na escrita. Além de exercitar o que você já sabe, ao escrever você estimula o seu cérebro a compreender as derivações das palavras, utilizar sinônimos, além de fixar os vocábulos na memória.


Enigmas que utilizam palavras são excelentes fontes de aumento de vocabulário, pois os criadores de tais jogos normalmente recorreram a um grande número de termos incomuns para garantir um aumento de dificuldade. Os mais comuns são palavras-cruzadas e caça-palavras, alguns especialistas em oratória indicam esses jogos para quem possui problema com vocabulário.


Tenha o costume de sempre pesquisar quando houver dúvida ou curiosidade. Não tenha preguiça de saber o significado das palavras, o uso correto, melhores aplicações e, principalmente, a grafia correta. 

Fontes:
www.infoescola.com/educacao/como-melhorar-o-seu-vocabulario

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning