NOTÍCIAS

Como simulações virtuais auxiliam os estudos do seu filho

30.MAI

A realidade virtual é uma tecnologia cada vez mais presente na educação. Seus recursos oferecem aos estudantes experiências que dificilmente seriam viáveis de ter, como simulações de mergulho em algum lugar específico do mundo ou visitas em florestas, por exemplo.
 
Para entender melhor, a função dessa tecnologia é projetar algo real no ambiente virtual. Uma interface conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado para construir um ambiente realista e dar ao visitante a sensação de que o que está vendo é praticamente parte do real.
 
A grande questão é: como esse recurso pode ajudar seu filho nos estudos? Entre muitas possibilidades, a principal é que quando o estudante tem contato com alguma prática, a fixação e o aprendizado do conteúdo aumentam em 50%. Só ouvir aula ou ler sobre o assunto garante muito pouco que o aluno entendeu o assunto e se lembrará dele ou da sua aplicação futuramente. Por isso, ter contato com a prática é fundamental para os estudos e é isso que a realidade virtual proporciona.
 
Os alunos se sentem muito mais motivados a estudarem, pois sabem que de imediato verão a aplicação da teoria que viram, podendo presenciar grandes experiências e conhecer lugares do mundo todo sem sair do quarto.
 
Confira algumas maneiras simples de apresentar simulações virtuais para as crianças e adolescente utilizarem na hora de estudar.
 
Cardboard: É uma forma simples de trazer a realidade virtual utilizando papelão e um smartphone. O “aparelho” pode ser baixado gratuitamente do site para ser montado. É compatível com celulares de tela de até 6 polegadas e o aplicativo está disponível para IOS e Android. 
 
Google Earth: Ferramenta muito conhecida que permite o aluno viajar para qualquer lugar do mundo sem sair do lugar. Com as simulações de realidade, é possível comparar a geografia de diferentes regiões, conhecer lugares relatados na história, entre muitas outras coisas. A ferramenta também possibilita uma simulação virtual de voo. Para isso, é preciso clicar nas teclas Ctrl+Alt+A e escolher uma aeronave. 
 
Educity: A plataforma nada mais é que uma cidade virtual com jogos de simulações da vida real para várias idades. Para as crianças, é possível montar uma casa, aprender nome dos objetos, guardar dinheiro e fazer investimentos num banco para aprender matemática, construir uma cidade e se tornar o gestor do lugar fictício. 
 
 
Fonte:
www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual
playtable.com.br/blog/simulacoes-virtuais-ensino-aprendizagem

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning