NOTÍCIAS

Como estimular a inteligência emocional no seu filho

31.MAI

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer diferentes emoções e sentimentos e, principalmente, saber administrar essas sensações em diferentes momentos do cotidiano. Pode parecer algo simples, mas não é e precisa ser ensinado e trabalhado com crianças e adolescentes.

Os filhos buscam se espelhar nos pais, por isso busque controlar seus impulsos. Suas atitudes e a forma como você encara os problemas são um dos principais exemplos das crianças.

Confira a seguir 5 passos importantes para ajudar seu filho a desenvolver sua inteligência emocional para enfrentar as situações que ele terá que lidar na escola, com os amigos e demais situações ao longo da vida.

1. Conheça seu filho

Passe tempo com o seu filho, perceba e pergunte seus gostos, o que lhe deixa irritado, com medo ou feliz. Mostre que se importa e estará sempre disposto a conversar e ajudar. Um relacionamento próximo é imprescindível para que a criança tenha confiança nos ensinamentos dos pais e se sinta à vontade para pedir ajuda.

2. Elogie antes de criticar

Na matemática, a ordem dos fatores não altera os produtos. Nas emoções, altera e muito o resultado. Faz parte das técnicas de persuasão elogiar antes de criticar. Falar sobre algo que seu filho fez de errado é importante, mas tente não focar somente nisso, antes levante pontos positivos sobre a situação.

3. Não finja ser um super-herói

Não tente parecer ser uma figura inalcançável. Fale com seu filho sobre suas dificuldades e erros. Dessa forma, é mais fácil se tornar um referencial verdadeiro, assim a criança ou o adolescente entenderá que é normal errar, mas também que é possível encontrar soluções.

4. Surpreenda

Não seja um manual de regras, tente ter uma relação leve com seu filho, seja gentil e tome atitudes boas que ele não espera que você tenha.

5. Não cobre demais

Exagerar na cobrança torna as coisas complicadas demais para serem alcançadas, sem contar que gera um sentimento de fracasso na criança. A baixa autoestima faz com que 30% dos jovens não consigam buscar pelos seus objetivos.

Fonte:

www.paisefilhos.com.br/crianca/5-passos-para-estimular-a-inteligencia-emocional-do-seu-filho

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning