NOTÍCIAS

COC apresenta novidades voltadas à educação infantil

20.AGO

COC apresenta novidades voltadas à educação infantil a chegada da coleção de materiais e dos novos personagens, marca uma nova fase na trajetória do sistema de ensino voltado à educação infantil.

Em evento do COC, os mantenedores das escolas parceiras conheceram os novos personagens da marca, os Amigos do COC, e também da Coleção Explorar - a nova coleção de Educação Infantil do COC.

Para Alexandre Mattiolli, Gerente Pedagógico, a Turma COC foi um projeto fantástico que impactou positivamente a vida dos alunos da educação infantil do COC durante 25 anos, estabelecendo um vinculo afetivo com gerações de crianças, sempre auxiliando na educação e desenvolvimento delas. Segundo ele, chegou a hora de se atualizar e ir além.

E diante desse desafio, a Turma COC vem com uma atualização de visual dos personagens, usando referências contemporâneas do que mais se conecta com a atual geração de alunos que está chegando às salas de aula.

“A preocupação foi de quebrar os estereótipos tradicionais utilizados em materiais didáticos, como gênero, raça, classe social e inclusão”, diz Mattioli.

Por isso, para chegar a um resultado final que contemplasse todas essas ideias, os Amigos do COC foram criados a partir de um grande trabalho realizado pela equipe de Produtos, juntamente com o apoio dos ilustradores do Mídia Hub.

Foto: Celso Congilio

Processo criativo

No processo de criação houve uma ampla e profunda etapa de pesquisa, em que foram examinados diversos materiais de referência para educação infantil, materiais didáticos, paradidáticos, livros e desenhos que mais se conectam atualmente com crianças de até seis anos.

A etapa seguinte consistiu em combinar os resultados das pesquisas com a proposta pedagógica da Coleção Explorar a fim de buscar a melhor maneira de expressar, em imagens, o que se pretende trabalhar com os alunos.

Após isso, ocorreu uma série de visitas a parceiros, coordenadores e professores em diversas cidades que tiveram importante contribuição, avaliando e dando seu ponto de vista sobre os materiais produzidos. Em paralelo, foram realizadas atividades com alunos de educação infantil, que ajudaram a legitimar o resultado final.

De acordo com Alexandre, o objetivo da criação dos novos personagens é proporcionar às crianças referenciais positivos, sempre desconstruindo preconceitos e contribuindo com desenvolvimento integral, não apenas ilustrando, mas agregando a proposta pedagógica dos materiais da Coleção Explorar, que visam o desenvolvimento das crianças de até seis anos, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.

Dessa forma, o sistema COC de ensino procura manter-se alinhado e acompanhando as necessidades das novas gerações de alunos que estão chegando às salas de aula.

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning