NOTÍCIAS

As 5 dúvidas de todos os vestibulandos ao escolher o curso na faculdade

26.ABR

Como se toda a pressão dos estudos não bastasse, o preparo para o vestibular exige que você saiba o que irá cursar na faculdade. São muitas opções de cursos e profissões, além de ser uma das primeiras grandes decisões na vida. As dúvidas não cansam de aparecer, mas para tudo tem uma solução.

Confira as 5 dúvidas mais comuns entre os estudantes na hora de escolher uma profissão.

  1. Como escolher o curso na faculdade?

    Antes de procurar conhecer o curso dos seus sonhos, conheça a si mesmo. Note em quais áreas você tem mais aptidão e quais são as habilidades a serem desenvolvidas. Então pesquise as possibilidades de cursos e profissões, risque as que você tem certeza que não combinam com você e se aprofunde nas que te despertaram interesse ou dúvida. Procure a grade curricular do curso, leia a ementa de cada disciplina, visite feiras de profissões e converse com professores e profissionais da área.

  2. E se eu escolher o curso “errado”?

    Entenda que não existe um passo a passo exato. A escolha do curso está relacionada ao autoconhecimento, pesquisa e o que cada um deseja para seu futuro. A decisão profissional é uma das primeiras grandes escolhas que fazemos da vida, então é normal se sentir com dúvida e medo. A ideia de que não se pode errar e de que seu futuro depende disso não estão corretas, pois todo conhecimento adquirido é válido e não será impossível mudar de escolha futuramente. Permita-se recomeçar sempre que necessário, seja em situações grandes ou pequenas.

  3. Devo considerar o que dá dinheiro ou o que me faz feliz?

    Muito se fala sobre escolher o que você gosta de fazer. Isso não deixa de ser uma verdade, mas é preciso considerar algumas coisas. Primeiro, se for um campo difícil de obter retorno financeiro, pergunte se realmente é o que deseja e se será bom nisso. É possível confundir um hobby com futura profissão, por exemplo: uma aluna gosta de dança e por isso acha que deve cursar uma faculdade de dança, ela pode, mas isso é um desejo profundo de se aperfeiçoar e transformar-se em uma profissional ou a escolha é só porque o curso parece legal?

    A ideia é parecida quando o assunto é dinheiro. De nada adianta escolher uma profissão visando o retorno financeiro, se seu único interesse na área é esse. Além da questão do salário ser muito relativa. Afinal, se for um profissional ruim, não há garantia que consiga um salário alto como o de seus colegas. É melhor escolher uma área que você domina e se tornar bom no que faz, assim terá reconhecimento e consequentemente um bom retorno financeiro.

    Na hora da escolha, precisa haver um equilíbrio entre os dois caminhos.

  4. Me interesso por mais de uma área do conhecimento, e agora?

    Se sente dividido na “’briga” entre humanas, exatas e biológicas? Tudo bem. O que você pode fazer é procurar saber mais sobre as áreas de atuação e do dia a dia dos profissionais. Por exemplo, gosta de ajudar pessoas e tem medo de sangue, medicina talvez não seja o caminho, mas existem outros cursos que podem satisfazer seu objetivo.

    Outra dica: Não é impossível e muito menos proibido combinar mais de duas áreas na mesma profissão. Gosta de número, mas também ama falar e escrever? Você pode cursar jornalismo e fazer uma especialização em economia, trabalhando como um profissional centrado na cobertura e debate de temas ligados à economia. Tem preferência por Direito e Ciências Biológicas? Uma solução é fazer direito e se especializar em legislação ambiental.

  5. O que eu faço se nenhuma área me atrair?

    Trabalhe mais no processo de autoconhecimento e no que você deseja para a sua vida. Testes vocacionais e conversas com amigos, professores, pais e profissionais podem ajudar. Além disso, a sensação de não saber o que fazer pode estar relacionada a falta de conhecimento, então não canse de pesquisar cursos e profissões que existem. Você tem talentos a serem desenvolvidos, apenas ainda não descobriu o que é e o que fazer com eles.

     

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning