Blog

Home / Blog / Institucional / 60 anos de história: saiba mais sobre a trajetória de sucesso do COC!
Institucional

60 anos de história: saiba mais sobre a trajetória de sucesso do COC!

coc 60 anos

O COC fez 60 anos em 2023. De um cursinho pré-vestibular nascido em Ribeirão Preto para uma plataforma que impulsiona milhares de estudantes rumo a uma educação contemporânea de excelência em todo o Brasil, temos uma jornada cheia de conquistas e pessoas importantes.

Por isso, vamos contar neste artigo um pouquinho desse caminho que se iniciou lá atrás, em 1963, mas que está só começando. Vamos lá? 

coc 60 anos

1963 – 1975: Fundação e Ensino Médio 

O sonho de transformar a educação brasileira nasceu há 60 anos com estudantes da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Lá, fundamos o COC como um cursinho pré-vestibular, já focado em oferecer um conteúdo forte para alcançar grandes resultados. 

O sonho de impulsionar a educação no Brasil, a partir daí, só cresceu. O sucesso do COC foi tanto na região que a expansão para o Ensino Médio ocorreu em 1973. Assim, poderíamos impactar ainda mais na jornada de educação dos estudantes da cidade e oferecer um ensino coeso e contínuo. 

Dois anos depois, em 1975, foi criado o Terceirão, o projeto pedagógico inovador que é uma evolução do Ensino Médio. Nele, todo o conteúdo é lecionado nos dois primeiros anos para o terceiro atuar como um ano revisional. Hoje, o Terceirão é uma referência no mercado de educação. 

 

1990 – 1992: Ensino Fundamental e Educação Infantil 

O COC chegou ao Ensino Fundamental nos anos 90 com uma proposta pedagógica focada no protagonismo do estudante e na formação de cidadãos preparados para os desafios da sociedade. Nessa época, a marca já estava enraizada Brasil afora, com centenas de estudantes construindo suas jornadas com as nossas soluções. 

E já no ano seguinte, a Educação Infantil começou a fazer parte do COC. A partir daí, a jornada educacional do estudante passou a ser acompanhada de ponta a ponta, sempre focando em uma formação integral que respeitasse as individualidades dos estudantes e oferecesse uma solução completa com transição suave entre cada segmento. 

Em 1992, um novo conceito de ensino infantil foi criado pelo COC. Uma minicidade com o intuito de desenvolver noções de cidadania e responsabilidade social e ambiental foi construída baseada nos Objetivos do Milênio da ONU. 

 

1993 – 1997: Chegada de grandes inovações 

Outra evolução chegou em 1993. Passamos das apostilas para os livros. Com essa inovação, o material passou a ser pensado de forma sistematizada para oferecer a melhor experiência ao estudante durante toda a jornada escolar. 

“O grande diferencial do COC, editorialmente, é primeiro porque ele consegue sistematizar as aulas de uma maneira efetiva e eficiente para o aprendizado do aluno e a oportunidade que ele dá através de recursos digitais de fazer com que o aluno explore todas as ferramentas possíveis de aprendizagem,” afirma Cleber Carvalho, gerente de iconografia e arte do COC e colaborador há 9 anos. 

De olho na chegada das tecnologias, o COC se tornou pioneiro no uso de óculos 3D, computadores pessoais, salas de realidade virtual e muito mais. Aqui, a tecnologia sempre esteve a favor da aprendizagem para impulsionar o ensino e o desenvolvimento dos nossos estudantes, além de facilitar o dia a dia das escolas. 

Ainda nos anos 90, começamos a revolução para o ensino híbrido, com animações, gráficos especiais e aulas ilustradas adicionadas ao meio digital. Dessa forma, os estudantes conseguiam acessar os conteúdos de casa. Hoje, contamos com ainda mais formatos para potencializar a aprendizagem no nosso portal. 

 

2002 – 2023: Evoluções e Plataforma de Educação 

Falando em evoluções tecnológicas, o nosso primeiro portal digital chegou no início dos anos 2000. Já era possível acessar todo o conteúdo dos livros, a agenda das aulas, avaliações e mais. Hoje, nosso portal conta com o COC Digital, COC Avaliações, Aprova, Plantão Online, gamificação na Educação Infantil e Anos Iniciais, entre outras ferramentas de tecnologia a favor da aprendizagem. 

Já em 2014, criamos a Academia COC, com formações para professores, coordenadores e mantenedores! Hoje, temos ainda mais conteúdo para a comunidade escolar com vídeos e webinars sobre nossos produtos, novidades do mercado e muito mais. 

Alinhando-se ainda mais ao propósito de impulsionar escolas rumo a uma educação contemporânea de excelência, em 2021, o COC vai além de ser um sistema de ensino e passa a ser uma plataforma de educação. Hoje, contamos com soluções educacionais para toda a jornada: desde o berçário até o pré-vestibular. Nossas escolas potencializam a formação integral dos estudantes com um conteúdo forte e atualizado, oferecendo uma educação contemporânea de excelência. 

Para a nossa Diretora Geral, Dayana Aguillar, essa transição é a combinação do que o COC já é com o que almeja ser no futuro. “Meus pais são ambos professores, então, a educação sempre foi uma coisa muito viva dentro da minha casa,” afirma. “E eu me lembro, desde muito nova no interior de São Paulo, a grande referência que era o COC. Eu via os meus amigos mais velhos que estavam em época de vestibular se mudarem para Ribeirão para estudar. Então o COC sempre foi muito presente ali no interior de São Paulo e isso foi se ampliando para muitas regiões. Então, é uma memória muito forte.” 

“É uma marca que já admirávamos muito, tínhamos muito respeito e carinho por ela. A transição de sistema de ensino, editora, como muita gente ainda chamava, para se reconhecer como uma plataforma de educação marca essa ambição. A ambição de ser algo muito maior, algo muito mais especial, algo muito mais de vanguarda, mas, ao mesmo tempo, é o reconhecimento de algo que já era assim, que de 60 anos já vinha sendo construído,” complementa Dayana. 

 

O impacto nos colaboradores 

Em 60 anos de transformação na educação, além de impactar as vidas de milhares de estudantes, professores e colaboradores de escolas parceiras, o COC, claro, marcou a vida de muitos colaboradores, que trabalharam e trabalham todos os dias para que o melhor conteúdo seja entregue aos nossos parceiros. 

“Eu entrei na época do mimeógrafo,” contou Cláudia Barbosa, coordenadora editorial do COC. “Com o início da tecnologia, nós, professores do COC de Ribeirão de Preto, criamos um consórcio para adquirir computadores. Eu fui a segunda contemplada. E, sentindo a necessidade, eu fui fazer faculdade de computação para poder ajudar cada vez mais os nossos alunos.” 

Outra pessoa que teve sua trajetória intensamente interligada à marca é a Marisa Aparecida, editora do COC. Ela começou como assistente de sala em uma das escolas parceiras há 28 anos e conta mais sobre sua trajetória no vídeo abaixo: 

 

Gostou da história do COC e quer saber mais sobre as nossas soluções para a sua escola? Converse com um de nossos especialistas!

Related Posts

Footer News Mercado Vetor (3)

Quer receber conteúdos de qualidade e atualizados sobre o mercado de educação? Inscreva-se na nossa newsletter!

Sidebar
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Digite para buscar