Ler é uma ótima opção para distrair a cabeça e diminuir o estresse dos estudos, não é mesmo? Pensando nisso, nosso post de hoje vai te dar dicas para continuar aprendendo mesmo nas suas horas de descanso. Confira abaixo 5 sugestões de best-sellers que podem te ajudar a se preparar para o vestibular.

Mas lembre-se: essas publicações não tratam diretamente de temas que cairão nas provas, elas funcionarão de uma maneira indireta, trazendo assuntos complementares aos já vistos em sala de aula e te auxiliando em algumas questões comportamentais, por isso, a leitura desses livros não substitui os estudos regulares dos conteúdos para os exames!

O poder do hábito (2012) – Charles Duhigg

O autor Charles Duhigg é um repórter do New York Times que, após um profundo levantamento de pesquisas científicas, artigos acadêmicos, estudos de caso e conversas com especialistas, escreveu um livro que explica como o nosso cérebro opera sempre na busca por padrões, aquilo que ele classifica como “hábito”.

“O poder do hábito” traz um ponto de vista interessante sobre as relações sociais humanas. Suas ideias mudam a forma de se enxergar o funcionamento do nosso corpo e mostram como a criação ou a alteração de hábitos são a chave para realizar as mudanças que queremos, como estudar mais objetivamente ou ser mais produtivo, por exemplo.

Trazendo um lado científico e social, o livro poderá te ajudar na formação de repertório, algo tão importante na produção de redações, por exemplo. Além disso, pode te dar alguns insights sobre como mudar seus próprios hábitos e estudar de maneira mais produtiva.

Sapiens: uma breve história da humanidade (2011) – Yuval Harari

Essa é uma das obras que mais impressionou os estudiosos nos últimos anos, e não é à toa que está na lista dos best-sellers já há algum tempo. A proposta do historiador israelense Yuval Noah Harari gira em torno da pergunta central do livro: por que o homosapiens se sobressaiu sobre as demais espécies?

A discussão que parte desse ponto propõe uma visão impressionante da história da humanidade, vista por diversos pontos de vista – sociológico, evolutivo, biológico, político, entre outros - organizados em uma narrativa envolvente. O livro conta com uma vasta gama de informações, trazendo as últimas descobertas da ciência e complementando seus conhecimentos nas áreas de biologia, sociologia, política e até economia.

1808 (2007) – Laurentino Gomes

O livro produzido pelo brasileiro Laurentino Gomes é o resultado de uma investigação jornalística que durou cerca de 10 anos. Amparado por uma rica pesquisa, o autor conta o momento histórico da mudança da corte portuguesa para o Brasil no início do século XIX. De uma maneira clara e objetiva, a narrativa traz um recorte importante a partir do estudo dos protagonistas do período, como o próprio subtítulo diz com as adjetivações,  “uma rainha louca” e “um príncipe medroso”.

O modo como o livro é escrito favorece bastante a leitura e o aprendizado de partes importantes da história brasileira. Além disso, a narrativa trata de assuntos históricos que aparecem muito nos vestibulares, como o período napoleônico e o sistema de escravidão.

Sete breves lições de física (2014) – Carlo Rovelli

O físico italiano Carlo Rovelli produziu um livro de física científica totalmente voltado para as pessoas que não fazem parte desse mundo. Com uma simplicidade e clareza únicas, a obra retrata os grandes avanços do campo da ciência, principalmente dos séculos XX e XXI.

Em uma narrativa envolvente, Rovelli traz temas como a teoria geral da relatividade de Einstein, mecânica quântica, buracos negros, partículas elementares e alguns outros temas complexos. Com certeza esse livro é uma ótima opção para te ajudar a compreender melhor os conceitos de física e ciência ensinados no Ensino Médio.

Lá vem todo mundo (2008) – Clay Shirky

Essa é atualmente uma das maiores referências sobre mídias digitais. O professor americano Clay Shirky é um grande pesquisador do campo da internet, e discute neste livro o impacto que as novas tecnologias trouxeram para o mundo, principalmente no que tange às relações humanas e sociais. A obra relata como a democratização do acesso e da produção de conteúdo mudaram a maneira com que as pessoas se relacionam e como esse contexto criou novas oportunidades, seja nos negócios, no entretenimento ou na política.

Ao explicar como as redes se organizam, “Lá Vem Todo Mundo” ajuda a compreender alguns fenômenos contemporâneos, como a primavera árabe, por exemplo, em que os indivíduos se organizaram contra um governo opressor utilizando a internet e as redes sociais. Além disso, o livro é importante para formar o seu repertório, auxiliando no momento de escrever sobre temas relativos à mídia e à sociedade atual.

Conhece algum livro incrível que também poderia estar nessa lista? Conte pra gente nos comentários!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado, clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.