Durante a vida escolar, nossos professores nos ensinam a  calcular adições, subtrações, multiplicações, divisões e muito mais. Mas, dependendo do conteúdo e do ano, as contas vão ficando cada vez mais longas e demoradas! Para te ajudar, o COC preparou algumas dicas para você aprender a calcular ainda mais rápido. Confira abaixo:

Faça uso da fatoração

Algumas contas possuem números muito grandes! Além disso, você pode até ter esquecido o resultado de alguma multiplicação ou mesmo da tabuada. Uma  maneira de resolver esse problema é transformar esses números em outros menores correspondentes, em um processo que se chama fatoração. Veja no exemplo abaixo como utilizar a fatoração:

Para fatorar a conta acima e deixá-la mais simples para calcular, transformamos os números da multiplicação  em números correspondentes, porém menores: o número 48 é o equivalente a 6 multiplicado por 8 (ou 24 multiplicado por 2, por exemplo, mas ainda sim teríamos  um número grande para calcular). Já 54 corresponde ao número 6 multiplicado por 9. Em seguida, colocamos esses novos números em evidência e verificamos se há números repetidos, que poderiam ser multiplicados entre si e, assim, diminuem a quantidade de cálculo necessário para atingir o resultado.

Faça uso da simplificação em subtrações

Outra maneira de calcular rapidamente em contas com subtrações é usar a simplificação. Para isso, veja  quais algarismos se repetem nos dois fatores e apenas resolva a diferença entre eles! Por exemplo, suponha  que em um problema matemático apareça a seguinte subtração: 35846 - 35614. Perceba que o número 35 se repete na mesma posição nos dois fatores da subtração e que, por isso, seu resultado seria 0. Assim, apenas os três números seguintes que são diferentes merecem atenção na hora de calcular.

Procure o complemento do número

Outra dica é buscar o complemento de um número! Em contas grandes, podemos perder o foco e esquecer o resultado que calculamos antes. Para evitar isso, tente arredondar o número e complementar a diferença apenas no resultado final. Imagine a seguinte conta: 97 - 39. Para resolver, complemente o algarismo 39 para que se torne 40. Agora teremos 97 - 40, o que resulta em 57. Porém, como havíamos adicionado  mais um algarismo para a subtração do 39 no início da operação, teremos que somar o mesmo agora. Logo, o resultado da conta inicial é o número 58.

Viu como ficou bem mais fácil e rápido fazer os cálculos agora? Não perca os conteúdos do blog do COC para ter mais dicas como essa!

AQUI ESTUDAR É PODER!

Seu sonho é estudar em uma boa universidade? Venha para o COC! Aqui estudar é poder realizar. Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para os seus estudos. Saiba mais aqui!