Os métodos tradicionais de estudo são importantes para o aprendizado, mas isso não significa que não podemos usar outras ferramentas para ajudar na absorção de conteúdo. Nesse sentido, a interatividade trouxe benefícios para os estudantes: existem maneiras divertidas de estudar que não exigem horas debruçados sobre os livros. Confira aqui algumas dicas:

Filmes

Quer coisa melhor do que combinar as obrigações dos estudos com o momento de relaxar? Existem inúmeros filmes que retratam momentos históricos de forma fiel. É claro que não conseguimos encontrar um curta ou longa-metragem para todo conteúdo de história, mas é possível encontrar alguns que ajudem a entender ou mesmo facilitar a compreensão da matéria que está sendo aprendida ou revisada. Dê uma pesquisada e descubra como pode ser divertido estudar com filmes.

Desenhar

Uma das melhores formas de aprendizagem é colocar no papel o conteúdo em questão. Normalmente focado nos resumos, o estudo de história acaba se tornando maçante, já que a matéria é cheia de datas, nomes de pessoas e lugares, e acontecimentos específicos. Fazer uma linha do tempo com personagens e mapas, por exemplo, pode ser uma maneira divertida e diferente de aprender esse conteúdo. Mas não é preciso ser nenhum especialista em desenhos, por isso faça do seu jeito e experimente!

Videoaula

A sala de aula é o primeiro contato com a matéria. O aprendizado de história requer bastante atenção e envolve muitos detalhes, então é comum que alguns deles passem despercebidos. Ouvir uma abordagem diferente pode ser interessante para que o seu cérebro associe melhor os conteúdos. Existem vários canais pela internet que falam sobre história de formas incomuns, o que pode ser uma excelente maneira de adquirir conhecimento.

Museus

Quer local melhor para aprender história do que um museu? Cercados por cultura, história e lembranças, os museus são os lugares ideais para sair da rotina e aprender um pouco mais sobre as matérias.

Passeios turísticos

Assim como os museus, os passeios turísticos são uma maneira de sair de casa, se divertir e ainda voltar com uma bagagem de conhecimento para casa. Existem vários passeios para conhecer um pouco mais sobre a história e que podem ajudar muito na hora de fixar os conteúdos. Ao viajar, procure conhecer as ofertas da região!

Conversar com os amigos

A história nada mais é do que a reunião de diversos fragmentos do que aconteceu no passado. Reúna-se com os seus amigos, colegas e familiares e discutam história, contrastando com todos os acontecimentos que ocorrem atualmente. Ouça o que eles têm a dizer sobre o que viveram, por exemplo. É uma ótima forma de memorizar o conteúdo.

Aprender história não precisa ser cansativo. Existem diversas maneiras de tornar o aprendizado algo mais leve e divertido sem comprometer o aproveitamento. Quer saber mais? Aproveite para entender melhor o conflito da Síria para ficar por dentro desse acontecimento tão importante para a história.

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.