A alimentação equilibrada não é importante apenas para o desenvolvimento enquanto ainda estamos na fase infantil: ela é capaz de afetar até o desempenho dos estudantes na escola. Por isso, veja as vantagens de oferecer uma nutrição balanceada para seu filho.

Melhora a atividade cerebral

O consumo de alimentos variados, como carboidratos, proteínas e verduras, ajuda na melhora da atividade cerebral. Isso quer dizer que ao se alimentar de forma saudável, você estará fornecendo ao cérebro do seu filho uma diversidade grande de substâncias e nutrientes que serão capazes de aumentar a concentração no momento dos estudos e durante uma prova, além de melhorar a capacidade de memorização.

Contribui para o sono

A alimentação também está ligada ao período de descanso e sono. Ele é importante por permitir ao cérebro que elimine as toxinas acumuladas no corpo ao longo do dia, fornecendo mais espaço para que novas informações possam ser gravadas na memória.

Evita problemas na hora da prova

Uma alimentação balanceada é imprescindível para que, inclusive nos momentos das provas, os jovens não percam o foco. Isso porque o consumo de certos produtos, como leite e refrigerantes, antes ou durante uma atividade que envolve concentração, pode fazer com que ele tenha quedas de pressão, problemas de estômago ou façam ele se sentir ainda mais letárgico, ou seja, com muito sono.

Quais substâncias são importantes para os estudos?

Fisetina: substância responsável por criar novas conexões entre os neurônios.  Pode ser encontrada em alimentos como maçãs, uvas, kiwis, morangos, tomates, cebolas e espinafre.

Vitaminas de Complexo B: equilibram e regulam a troca de informações entre os neurônios. Podem ser encontradas nas sementes, fibras de alimentos integrais e nas proteínas.

Vitamina C: possui ação antioxidante e melhora o sistema imunológico. É capaz de combater resfriados e gripes.  Pode ser encontrada em sementes secas e cruas e nas frutas cítricas, como acerola e laranja.

Vitamina E: tem ação antioxidante e mantém a saúde e a lucidez do cérebro. Pode ser consumida por meio de sementes e grãos, como feijão, lentilha e grão-de-bico.

Colina e Acetilcolina: nutriente que constrói a membrana de novas células cerebrais e reconstrói as células que possam ter sido danificadas, além de atuarem no processo de memorização. Pode ser consumida através da gema de ovo, de sementes e grãos.

E aí, gostou desse post? Aproveite e confira também algumas dicas de como ajudar seu filho no período pré-vestibular.

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos seus filhos. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para a sua família. Saiba mais aqui!